ELEIÇÕES 2024

Ceará registra 105 candidatos LGBTQIA+, incluindo primeira mulher trans à Prefeitura de Juazeiro do Norte

O Estado conta com um total de 13.006 candidatos distribuídos entre os três cargos

Compartilhe:
16 de agosto de 2024
Portal GCMAIS

Dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam que o Ceará tem 105 candidatos LGBTQIA+ concorrendo nas eleições de 2024 para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Entre eles, 63 se identificam como gays, 42 como transgêneros e dois como pansexuais. Esses números refletem candidaturas que optaram por declarar sua identidade de gênero e orientação sexual, uma questão facultativa no processo de registro eleitoral. Um destaque significativo é a candidatura de Sued Carvalho, da Unidade Popular (UP), que se tornou a primeira mulher trans a concorrer ao cargo de prefeita em Juazeiro do Norte. Sua candidatura marca um momento histórico para a representatividade trans nas eleições municipais do Ceará.

Ceará registra 105 candidatos LGBTQIA+, incluindo primeira mulher trans à Prefeitura de Juazeiro do Norte
Foto: Divulgação/TSE

O Estado conta com um total de 13.006 candidatos distribuídos entre os três cargos. Desses, 6.099 escolheram declarar a orientação sexual. A maioria, 97,77% (5.963), se autodeclara heterossexual. Em contraste, 1,03% (63) se identificam como gays, 0,67% (41) como lésbicas, 0,36% (22) como bissexuais, três como assexuais e dois como pansexuais.

>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

No que diz respeito à identidade de gênero, 11.439 candidatos se declaram cisgênero, correspondendo a 88% do total. Outros 1.525 candidatos preferiram não informar sua identidade de gênero. Entre os 42 candidatos transgêneros, 41 concorrem ao cargo de vereador, e apenas um é candidato a prefeito.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Este é o primeiro ano em que a Justiça Eleitoral disponibiliza dados sobre identidade de gênero e orientação sexual nas candidaturas, um avanço importante para a visibilidade e representatividade da comunidade LGBTQIA+ no processo eleitoral. Contudo, o sistema não permite identificar individualmente os candidatos que declararam essas informações.

Leia também: Casal é preso por tortura e maus-tratos a idosos em abrigo no Conjunto Ceará

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.