Os eleitores podem acessar o Pardal através da conta GOV.br ou do e-título
Pardal: Justiça Eleitoral disponibiliza app para denúncias de propaganda irregular
A fiscalização das campanhas eleitorais não é tarefa exclusiva das autoridades; os eleitores também têm um papel ativo. A população pode, de forma anônima ou identificada, denunciar irregularidades por meio do aplicativo Pardal, ferramenta disponibilizada pela Justiça eleitoral.
O app Pardal foi desenvolvido para receber denúncias sobre propaganda eleitoral irregular e crimes eleitorais, além de ajudar no combate à desinformação. O sistema exige que as denúncias sejam feitas com evidências como fotos, vídeos ou áudios. Todas as informações repassadas para o aplicativo são tratadas com sigilo. “Para denunciar, é preciso apresentar alguma prova, como fotos ou vídeos, para que a justiça eleitoral possa tomar as providências necessárias,” explica Alisson Simeão juiz auxiliar da Corrigidoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Os eleitores podem acessar o Pardal através da conta GOV.br ou do e-título. Embora a identificação seja necessária para entrar no aplicativo, a denúncia em si não requer identificação. Em casos de crimes graves, como compra de votos, o denunciante é redirecionado para o site do Ministério Público. Já denúncias relacionadas à desinformação devem ser feitas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O aplicativo também fornece informações sobre as regras eleitorais, como questões referentes ao uso de alto-falantes, camisetas de campanha, distribuição de materiais e adesivos em veículos. “Não é permitido hospedar propaganda eleitoral em sites de pessoas jurídicas, bancos ou lojas, e o uso de carros de som é restrito a eventos como comícios e carreatas,” detalha Simeão.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
App Pardal recebe denúncias de propaganda eleitoral irregular
Desde o início das campanhas eleitorais, na última sexta-feira (16), o Pardal já recebeu 236 denúncias em apenas quatro dias. Esse volume é semelhante ao registrado nas eleições municipais de 2020, quando foram feitas quase 4 mil denúncias de irregularidades. Além do Pardal, casos de irregularidades eleitorais podem ser relatados pelo SOS Voto, através do número 1491.
Leia também | Veja a agenda dos candidatos à Prefeitura de Fortaleza nesta quinta-feira (22)
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.