Cid Saboia de Carvalho é considerado um ícone da comunicação cearense e, neste domingo (25), completa 89 anos de vida
Jornalista Cid Carvalho completa 89 anos neste domingo (25); relembre a trajetória do comunicador
Cid Saboia de Carvalho é considerado um ícone da comunicação cearense e completa 89 anos de vida neste domingo (25). Além de jornalista, também é advogado, professor, radialista e, na carreira política, já foi eleito senador pelo Ceará. Em sua trajetória de sucesso e grandes contribuições na sociedade, Cid Carvalho também ajudou a fundar a TV Cidade Fortaleza.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Nascido em 25 de agosto de 1935, filho do poeta e romancista Jáder de Carvalho e da escritora Margarida Saboia de Carvalho, Cid Carvalho começou a trabalhar com comunicação aos 12 anos de idade. E não demorou muito para ele começar a carreira como comentarista político e esportivo em 1948, na Rádio Uirapuru e na Rádio Assunção.
Cid também presidiu a Associação dos Profissionais da Crônica Desportiva e atuou como comunicador em Brasília, enquanto estava no Senado, pelo estado do Ceará, entre 1987 e 1995. Foi procurador da Fazenda e procurador de contas da União, escreveu mais de 30 livros, assumiu a cadeira 20 da Academia Cearense de Letras e formou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará, em 1966.
Foi na comunicação que Cid Carvalho foi coroado como “o rei do rádio cearense”. Em sua trajetória, o comunicador passou por diversos veículos em Fortaleza, mas fez história no Grupo Cidade de Comunicação, onde comanda o programa diário “Antenas e rotativas” e o quadro “Doa a quem doer”, na rádio Cidade AM 860.
“O Dr. Cid sempre teve um conteúdo muito precioso e muito assertivo. A sociedade sempre precisa da veracidade do fato do que está acontecendo, da imparcialidade. E aí o Dr. Miguel Dias, juntamente com o Dr. Cid, tiveram a ideia de fazer esse programa ao meio-dia, com todas as rádios do Grupo Cidade em cadeia, para impactar, para chegar aos ouvidos do maior número de ouvintes possível. Foi onde começou o projeto do Doa a quem doer, que imediatamente foi sucesso”, ressaltou o presidente do Grupo Cidade de Comunicação, Miguel Dias de Souza Filho, em entrevista para o documentário “Alô, amigos. Aqui, Cid, Carvalho!”, exibido em 2022 na TV Cidade.
Cid carvalho narrou o início do regime militar, a morte de Mahatma Gandhi, entre outros fatos marcantes. Em sua trajetória de sucesso e grandes contribuições na sociedade, o comunicador também ajudou a fundar a TV Cidade Fortaleza. Ele participou da inauguração da TV Uirapuru canal 8, em agosto 1978, que passou a ser TV Cidade, em junho de 1981.
“Falar em Cid Carvalho é falar no próprio rádio do estado do Ceará ou no rádio do Brasil. Cid Carvalho marcou época, é uma legenda do rádio cearense. Ele entendeu que Para ter audiência, tinha que fazer diferente, e fez”, afirmou o radialista e narrador esportivo Gomes Farias, em entrevista à TV Cidade Fortaleza.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
89 anos de Cid Carvalho
Na Rádio AM Cidade 860, a voz firme de Cid Carvalho sempre marcou os comentários sobre política e atualidades, inclusive no auge da pandemia de covid-19. O radialista fez o programa no estúdio improvisado na sala de casa. Diariamente, ao meio dia, em várias frequências, a voz dele ecoa nas rádios cearenses. São 89 anos de vida, com histórias que se confundem há décadas.
“É o amor que me move. Eu me movo muito pelo sentimento de caridade, de piedade, pela certeza da espiritualidade. […] O jornalista não pode ser uma pessoa que diga assim, não creio em nada, não creio em nada, não acredito em nada. Não pode. Ele tem que acreditar. Ele tem que ter uma alma mais próxima de Cristo possível”, revelou Cid em 2022 ao documentário “Alô, amigos. Aqui, Cid, Carvalho!”
“Alô, amigos. Aqui, Cid, Carvalho!”
O Grupo Cidade de Comunicação homenageou o jornalista e radialista Cid Carvalho, considerado um ícone da comunicação cearense, com o documentário “Alô, amigos. Aqui, Cid Carvalho”. A produção retrata a trajetória do comunicador, que começou a trabalhar aos 12 anos de idade e se tornou comentarista político e esportivo em 1948, na Rádio Uirapuru e na Rádio Assunção. Confira abaixo:
Leia mais | Jornalista completa 87 anos e recebe homenagens
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.