CULTURA

Biblioteca Pública do Ceará inaugura Cordelteca nesta quarta-feira (28)

A solenidade de inauguração acontecerá às 16h

Compartilhe:
26 de agosto de 2024
Portal GCMAIS

No mês em que se celebra a Cultura Popular, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) inaugura a Cordelteca Arievaldo Viana, um espaço dedicado ao cordel cearense. O evento que acontecerá nesta quarta-feira (28) contará uma programação especial composta por uma feira de cordéis, uma roda de conversa em homenagem a Gilmar de Carvalho e um show de viola, cordel e repente com o músico Guilherme Nobre.

Biblioteca Pública do Ceará inaugura Cordelteca nesta quarta-feira (28)
Foto: BECE

Com mais de 1.600 exemplares, sendo 1.192 títulos, a Cordelteca fica localizada no setor Coleção Ceará. O espaço dedicado ao cordel celebra a vida e obra do cordelista cearense Arievaldo Viana (1967-2020), autor de cerca de 30 livros e mais de 150 folhetos de cordel e idealizador do projeto “Acorda Cordel na Sala de Aula”, que tinha como objetivo levar o cordel para as escolas por meio de palestras e kits educativos.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A solenidade de inauguração acontecerá às 16h. Na ocasião, o Coral da Bece, sob a regência de Aparecida Silvino, fará uma apresentação especial. Como parte da programação da inauguração da Cordelteca, a Bece realizará das 15h às 20h, no espaço multiuso, uma feira de venda de cordéis, xilogravuras e livros relacionados à temática da cultura popular.

No ocasião, também será realizada o encerramento e entrega de certificados aos participantes do curso “Xilogravura em Ecobags: Arte e Sustentabilidade”, realizado em parceria com a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) e o Kuya – Centro de Design do Ceará. Na formação, os participantes tiveram a oportunidade de aplicar a técnica da xilogravura em ecobags, que serão expostas.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Homenagem aos 75 anos de Gilmar de Carvalho 

A Bece realizará ainda uma homenagem ao jornalista, escritor e professor Gilmar de Carvalho, que completaria 75 anos no dia 30 de agosto, se tivesse vivo. Com início às 17h, a roda de conversa “Raízes e Vozes: A Influência de Gilmar de Carvalho na Cultura Popular” contará com a participação dos amigos e conhecedores da obra de Gilmar: Mestre João Pedro de Juazeiro, Tadeu Feitosa, Klévisson Viana, Martine Suzanne Kunz e Dodora Guimarães. A mediação será feita por Ana Karine Garcia. Gilmar de Carvalho, faleceu em 17 de abril de 2021, devido a Covid-19, deixando um legado de mais de 50 livros publicados de referência nacional na área de culturas populares e tradições.

O encerramento acontece, a partir das 19h, com o show de viola, cordel e repente do músico Guilherme Nobre. Com uma carreira que começou aos 14 anos, Guilherme rapidamente se destacou no cenário da cantoria nordestina. Ao longo de sua trajetória, ele teve a honra de colaborar com artistas do gênero, como Geraldo Amâncio, Moacir Laurentino, Antônio Jocélio, entre outros. A apresentação musical é uma parceria com o Sesc Fortaleza.

Serviço

Inauguração da Cordelteca Arievaldo Viana
Dia 28 de agosto, das 15h às 20h
Entrada: Gratuita
Classificação Indicativa: Livre
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Presidente Castelo Branco, 255, Moura Brasil)

Leia também |Record define dia que começa “A Fazenda 2024”; saiba quando

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.