Fundado em 2021, é um refúgio para famílias que lidam com transtornos do espectro autista e síndrome de Down, proporcionando um espaço onde cada conquista é celebrada
CIADI transforma vidas de crianças atípicas com terapias multidisciplinares no Ceará
O Centro Inclusivo para Atendimento Infantil (CIADI), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, tem se destacado no apoio ao desenvolvimento de crianças atípicas, oferecendo uma abordagem terapêutica e multidisciplinar que tem mudado a vida de muitas famílias.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O CIADI, fundado em 2021, é um refúgio para famílias que lidam com transtornos do espectro autista e Síndrome de Down, proporcionando um espaço onde cada conquista é celebrada.
Um exemplo inspirador é o de Theo, uma criança de três anos diagnosticada com depressão, autismo e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade).
“Ele era bem seletivo, não comia, usava fralda, não dormia, tinha muitos problemas para dormir e não tinha contato visual. Mas nesses dois anos e meio que a gente tá aqui, ele evoluiu bastante”, conta a mãe de Theo, emocionada com cada conquista do filho.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O CIADI não apenas foca no desenvolvimento das crianças, mas também oferece acolhimento emocional às mães e responsáveis, reconhecendo a importância de cuidar de quem cuida. Mensalmente, são promovidos encontros para trabalhar o autocuidado das mulheres que, muitas vezes, colocam as próprias necessidades em segundo plano para atender seus filhos.
A psicóloga Sâmya Régia Antero, uma das autoras do livro “Maternidade e Trabalho 2: os desafios do maternar atípico”, destaca a importância desse apoio.”É uma situação muito difícil da mulher porque toda a sobrecarga da criação do filho fica normalmente com a mãe”, explica.
O trabalho desenvolvido no centro segue um plano terapêutico individualizado, observando as habilidades de cada criança e traçando atividades, jogos e brincadeiras para desenvolver as áreas que ainda precisam de atenção.
Sobre o CIADI
O Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) foi criado em 2021 para oferecer acompanhamento para crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) e crianças com trissomia do 21 (T21), a síndrome de Down.
O Centro também desenvolve ações de sensibilização da sociedade sobre TEA e T21, capacitações para profissionais e intercâmbios com órgãos públicos e instituições privadas para multiplicar práticas exitosas de inclusão.
O órgão da Assembleia Legislativa acompanha crianças de 2 a 12 anos e adolescentes até 16 anos com transtorno do espectro autista (TEA) e crianças com síndrome de Down, dependentes dos servidores da Alece e comunidades do entorno.
Para desenvolver suas atividades o Ciadi atua com uma equipe composta por profissionais de diversas áreas, como Assistência Social, Enfermagem, Psiquiatria infantil, Pediatria, Neuropediatria, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicopedagogia, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Educação Física e Musicoterapia.
O Centro oferece assistência especializada para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais, emocionais e motoras das crianças e dos adolescentes acompanhados, contribuindo para o exercício da cidadania e a integração às atividades sociais.
O CIADI tem por objetivo oferecer atendimento a crianças de 2 a 12 anos e adolescentes até 16 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e crianças de 2 a 7 anos com Síndrome de Down, dependentes dos servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, e comunidade do entorno.
CIADI transforma vidas de crianças atípicas com terapias multidisciplinares no Ceará
Leia também: Ludmilla se redime após polêmica e canta Hino Nacional no Prêmio Multishow
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.