CULTURA

Literatura Nordestina domina Festival RioMar de Literatura 2024

Evento homenageia a Literatura Nordestina e a construção do imaginário coletivo da região

Compartilhe:
10 de setembro de 2024
Portal GCMAIS

A 2ª edição do Festival RioMar de Literatura – Cultura Nordestina em Cada Palavra ocorre no dia 14 de setembro. O evento homenageia a Literatura Nordestina e a construção do imaginário coletivo da região, reunindo nomes do cenário literário nacional, como João Suassuna, Lira Neto, Jarid Arraes e Pedro Pacífico. A curadoria é da jornalista Carmen Peixoto. A programação acontecerá simultaneamente no Auditório do Teatro RioMar, com apresentações infantis, painéis literários, homenagens e show; e no Foyer do Espaço, com lançamento de obras, feira de livros, apresentações artísticas e bate-papo com escritores.

Literatura Nordestina domina Festival RioMar de Literatura 2024
Foto: Divulgação

As inscrições online são gratuitas e podem ser feitas através do aplicativo do RioMar Fortaleza, respeitando o limite de capacidade do teatro. Toda a programação será apresentada também em Língua Brasileira de Sinais (Libras). No auditório do Teatro, a programação tem início às 10h30, com atrações voltadas para o público infantil, incluindo o espetáculo “TAC TACS: Lendas do Brasil” e o Teatro de Bonecos “Quatro Patas”, apresentado pelo grupo “Os Bricoleiros”.

> > Siga o GCMAIS no Google Notícias  < <

Festival RioMar de Literatura

Às 14 horas, o bate-papo “Entre Cordéis e Melodias: Expressões Culturais do Nordeste” abrirá a programação da tarde. Participam Josué Limeira, escritor de cordel e finalista do Prêmio Jabuti, e Paulo Vanderley, criador do projeto multimídia “Luiz Gonzaga – 110 anos do nascimento”. Eles irão explorar as contribuições da Literatura de Cordel e da obra de Luiz Gonzaga para a cultura nordestina e para a construção do imaginário coletivo da região.

Em seguida, o painel “Palavra Coletiva Sob a Ótica Contemporânea: Para Inspirar Novos Leitores” reunirá Pedro Pacífico (Bookster), Lira Neto e Jarid Arraes, discutindo as novas perspectivas da literatura. Às 17h30, o Festival prestará uma homenagem ao professor Diego Pereira, autor do best-seller “Curso de Redação para Enem e Particulares”, em reconhecimento às suas contribuições para a educação no Ceará.

Foto: Divulgação

Às 18 horas, João Suassuna, historiador, advogado, palestrante e neto de Ariano Suassuna, apresentará a aula-espetáculo “Na Trilha do Mestre”. A apresentação promete uma interação rica e emocionante entre João, a memória de seu avô e o público, utilizando vídeos, música e dança para proporcionar momentos de reflexão e celebração cultural.

O encerramento do Festival ficará por conta do show de Fausto Nilo, um dos mais renomados letristas, compositores e cantores do Brasil, que celebra seus 80 anos em 2024. Nascido em Quixeramobim, Ceará, Nilo também é arquiteto e urbanista, com contribuições significativas para a cultura e o urbanismo, como o Centro Dragão do Mar, em Fortaleza. Com mais de 600 canções, suas composições, que vão do samba ao forró, são conhecidas por sua profundidade lírica e continuam a emocionar gerações.

A mediação do Festival será conduzida por Izabel Accioly, bacharel em Ciências Sociais (UFC), mestre em Antropologia Social (UFSCar) e pesquisadora no Núcleo de Estudos em Raça e Interseccionalidades da UFC/UNILAB. Ela mediará as rodas de conversa, a homenagem e o show.

“Nosso objetivo é promover a difusão da literatura e das artes, enquanto criamos uma plataforma para novos talentos cearenses se destacarem no cenário cultural nordestino”, afirma Michele Ribeiro.

>  > Acompanhe o GCMAIS no YouTube  < <

Programação do Foyer

Paralelamente às atividades no auditório, o Foyer do estabelecimento contará com stands de autores, coletivos e livrarias, além de apresentações culturais e lançamentos de livros. Às 11 horas, haverá o lançamento do “Espelho Espelho Eu”, da escritora Amália Simonetti.

Na sequência, às 13 horas, acontece um bate-papo com o Dr. Helder de Moura, autor de “Balaio de Gato”, que explora 750 ditados populares do nosso cotidiano. Já às 15 horas, haverá uma declamação de cordel com os jovens atendidos pelo Instituto João Carlos Paes Mendonça, do bairro Papicu.

Às 18h30, a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto apresentará seus mais de 200 anos de história. O grupo, fundado em 1815, no Crato, Cariri Cearense, por José Lourenço da Silva (Aniceto), mantém viva a ancestralidade indígena dos Kariri, com shows que atravessam gerações.

Em 2023, a primeira edição do festival reuniu mais de mil pessoas, contando com a presença dos escritores Bráulio Bessa e Socorro Acioli, homenagem ao Presidente da Academia Cearense de Letras, Tales de Sá Cavalcante, além de um show da cantora Makem.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.