ELEIÇÕES 2024

Eleitores terão transporte gratuito no Ceará para as eleições de 2024; saiba como usar o serviço

A gratuidade será válida para as eleições que ocorrerão em 6 de outubro de 2024. Caso haja segundo turno, em cidades como Fortaleza e Caucaia, a votação será no dia 27 de outubro

Compartilhe:
25 de setembro de 2024
Portal GCMAIS

Eleitores de todo o estado do Ceará poderão contar com transporte gratuito em metrôs e ônibus que realizam viagens intermunicipais no dia das eleições de 2024. O projeto de lei que garante a gratuidade foi aprovado pela Assembleia Legislativa nesta terça-feira (24), e agora segue para sanção do governador Elmano de Freitas (PT). A medida abrange o transporte metroviário, rodoviário intermunicipal e metropolitano, e visa facilitar o deslocamento dos eleitores, especialmente aqueles que votam em municípios diferentes de onde residem, diminuindo assim a abstenção.

Eleitores terão transporte gratuito no Ceará para as eleições de 2024; saiba como usar o serviço
Foto: Reprodução

A gratuidade será válida para as eleições que ocorrerão em 6 de outubro de 2024. Caso haja segundo turno, em cidades como Fortaleza e Caucaia, a votação será no dia 27 de outubro. O benefício será válido entre as 17h da sexta-feira anterior à eleição e as 8h da segunda-feira seguinte para pessoas que precisarão fazer viagens intermunicipais. Os eleitores que residem na região metropolitana poderão utilizar os ônibus metropolitanos gratuitamente no dia da eleição, entre 5h e 18h.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Como garantir a passagem gratuita?

Para viagens intermunicipais (Serviço Regular Interurbano Convencional)
Os eleitores que precisarem se deslocar entre cidades para votar poderão utilizar ônibus intermunicipais gratuitamente, mediante a apresentação do Título de Eleitor ou outro documento que comprove o local de votação no município de destino. O benefício será válido entre as 17h da sexta-feira anterior à eleição e as 8h da segunda-feira seguinte.

Os eleitores deverão solicitar a reserva das passagens de ida e volta com, pelo menos, dois dias de antecedência em relação à data da viagem. Caso não haja oferta de linhas diretas entre a cidade de origem e o local de votação, será possível reservar passagens para o município polo mais próximo, sem cobrança de tarifas.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Para viagens na região metropolitana (Serviço Regular Metropolitano Convencional Complementar)
Os eleitores que residem na região metropolitana poderão utilizar os ônibus metropolitanos gratuitamente no dia da eleição, entre 5h e 18h. Assim como no caso das viagens intermunicipais, será necessário apresentar o Título de Eleitor ou documento que comprove o local de votação.

A iniciativa do Governo do Estado tem como principal objetivo facilitar o acesso ao local de votação para eleitores que precisam viajar para outros municípios, minimizando os custos e, consequentemente, reduzindo a abstenção eleitoral. A gratuidade no transporte também deve incentivar a participação popular, garantindo que mais eleitores tenham a oportunidade de exercer seu direito ao voto sem dificuldades logísticas.

Leia também | Camilo diz que projeto para regular uso de celular na sala de aula será enviado ao Congresso até o fim do ano

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.