ELEIÇÕES 2024

Veja como saber sobre convocação para ser mesário voluntário

Os mesários convocados recebem benefícios como folgas correspondentes aos dias de atuação nas eleições e nos treinamentos

Compartilhe:
26 de setembro de 2024
Estadão Conteúdo

O prazo para a publicação dos editais de nomeação de mesários para as eleições 2024 se encerrou em agosto – e, desde então, as pessoas nomeadas já podem verificar sua convocação. As listas foram publicadas pelos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais, e os convocados foram notificados pela Justiça Eleitoral.

Veja como saber sobre convocação para ser mesário voluntário
Foto: TRE-CE

A convocação para mesários foi realizada por meio de carta, e-mail, presencialmente ou via WhatsApp, dependendo do critério do cartório eleitoral. Os convocados podem verificar sua situação entrando em contato direto com o cartório eleitoral onde estão inscritos ou consultando o Diário da Justiça Eletrônico (DJE) do TRE de seu Estado. Sites e telefones dos TREs estão disponíveis no Portal da Justiça Eleitoral.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Os mesários convocados recebem benefícios como folgas correspondentes aos dias de atuação nas eleições e nos treinamentos, além de auxílio-alimentação de R$ 60. A experiência como mesário também pode ser utilizada como critério de desempate em concursos públicos.

Para aqueles que optaram por recusar a nomeação, o Código Eleitoral permite a dispensa da convocação até cinco dias após a publicação do edital, desde que acompanhada de justificativa válida. A decisão sobre a dispensa fica a cargo do juiz eleitoral responsável. Dúvidas acerca da convocação podem ser esclarecidas através do Disque Eleitor pelo número 148.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Algumas pessoas não podem ser chamadas ao voluntariado nas eleições. São elas:

– Candidatos, seus cônjuges e parentes;

– Membros de diretórios de partidos e federações;

– Autoridades e agentes policiais;

– Ocupantes de cargos de confiança do Poder Executivo;

– Servidores da Justiça Eleitoral;

– Menores de 18 anos.

Leia também | Elmano sanciona lei que concede passagem gratuita, no dia da eleição, no metrô e nos ônibus intermunicipais

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.