O local abrigava a montagem da exposição do Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura. As chamas foram controladas
Incêndio atinge Museu da Casa Brasileira em São Paulo dias antes de exposição
Um incêndio na tarde deste sábado (05), atingiu o Museu da Casa Brasileira, localizado na Avenida Faria Lima, em São Paulo. O incidente aconteceu enquanto o local se preparava para receber a exposição “Castelo Rá-Tim-Bum – 30 anos”, programada para inaugurar em 10 de outubro. A montagem da mostra já estava em andamento.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas foram controladas e um trabalhador que estava no local apresentou contusão na perna, sendo encaminhado para o Pronto-Socorro Campo Limpo. Até o momento, não há informações sobre as causas do incêndio nem sobre a situação do acervo do museu, mas as chamas foram controladas.
O incêndio deve atrasar a inauguração da mostra “Castelo Rá-Tim-Bum – 30 anos” marcada para o dia 10 de outubro já que ocorreu poucos dias antes da abertura da nova exposição no Solar Fábio Prado. A exposição seria a principal atração do espaço cultural. A mostra “Castelo Rá-Tim-Bum – 30 anos” celebraria os 30 anos do famoso programa infantil, apresentando 18 cenários originais, além de itens originais da série e uma fachada do castelo com mais de 17 metros de altura. A exposição homenageia ainda toda a equipe responsável pela produção do programa.
>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Desde o fim de 2023, o casarão que abrigava o Museu da Casa Brasileira passou a ser gerido pela Fundação Padre Anchieta (FPA), a mudança na gestão se deu após o término do convênio com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado. Com isso, a nova gestão vem realizando reformas e adequações no espaço, que havia sido temporariamente fechado.
Nove equipes do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas para combater o incêndio. Apesar da situação, a Fundação Padre Anchieta, juntamente com as empresas Boldly Go e Casa do Trem, responsáveis pela produção da exposição, informou que a estrutura interna do Solar Fábio Prado e sua fachada não sofreram danos.
Em nota publicada nas redes sociais, a Fundação informou o público sobre o incêndio e disse que:
“O local foi evacuado e não houve feridos. O Corpo de Bombeiros foi acionado, controlou as chamas e informou que a fachada e parte interna do Solar Fabio Prado não tiveram danos, assim como a estrutura do imóvel histórico”.
Ainda segundo a nota, “o incêndio aconteceu na estrutura tubular da exposição do lado de fora do espaço físico do Solar Fabio Prado, que não sofreu danos em sua estrutura interna, bem como a montagem interna da exposição não sofreu danos”. E continuou dizendo que devido o ocorrido “o lançamento da exposição que se iniciaria na próxima quinta-feira (10) está suspenso. Todas as pessoas que adquiriram ingresso até o momento serão informadas sobre a nova data de início da exposição”, finalizou a nota.
Leia também | Criança e idoso morrem após desabamento de muro na romaria de São Francisco, em Canindé
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.