CRIMES ELEITORAIS

Operações da PF em Jucás e Acopiara combate a crimes eleitorais nas Eleições de 2024, no Ceará

As operações em Jucás e Acopiara refletem o esforço das autoridades em combater a corrupção e coação eleitoral, garantindo um processo eleitoral legítimo e transparente

Compartilhe:
5 de outubro de 2024
Soraya Santos

Neste sábado (05), a Polícia Federal deflagrou operações em Jucás e Acopiara, no Ceará, com o objetivo de combater crimes eleitorais e garantir a integridade do processo democrático.

Operações da PF em Jucás e Acopiara combate a crimes eleitorais nas Eleições de 2024, no Ceará
Foto: Polícia Federal / Jucás-CE

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Em Jucás, a PF cumpriu dois mandados de busca e apreensão, coletando equipamentos eletrônicos que serão analisados. A investigação foi iniciada após denúncias, acompanhadas de vídeos, indicando que um vereador local estaria oferecendo dinheiro em troca de votos. Essa prática configura crime eleitoral, comprometendo a legitimidade do pleito, conforme previsto no artigo 299 do Código Eleitoral Brasileiro (Lei nº 4.737/1965).

A Polícia Federal reafirmou seu compromisso em proteger o processo eleitoral e destacou a importância de coibir práticas que possam comprometer a integridade das eleições. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo canal “Comunica PF” na internet.

>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Em Acopiara, a PF, em cooperação com a Polícia Civil do Ceará e o Ministério Público Eleitoral, também cumpriu dois mandados de busca e apreensão. Uma das investigações foi motivada por vídeos que mostravam uma eleitora sendo constrangida por um suposto integrante de uma facção criminosa, exigindo a devolução de valores recebidos para votar em um candidato a prefeito que é apoiado pelo grupo. Já a outra investigação revelou indícios de que um servidor público estaria coagindo eleitores a votar em outro candidato a prefeito. O crime de coação eleitoral está previsto no artigo 301 do Código Eleitoral Brasileiro (Lei nº 4.737/1965), que define como delito a utilização de violência ou grave ameaça para forçar alguém a votar ou não votar em determinado candidato ou partido.

As operações em Jucás e Acopiara refletem o esforço das autoridades em combater a corrupção e coação eleitoral, garantindo um processo eleitoral legítimo e transparente.

Leia também |Alisson se lesiona em jogo do Liverpool, e Weverton é convocado para a seleção brasileira

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.