Esse valor supera o total apreendido em anos inteiros desde 2009, conforme dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp)
Apreensão de drogas no Ceará cresce 120% e alcança maior número desde 2009
A ofensiva contra o tráfico de drogas no Ceará resultou em um recorde histórico na apreensão de entorpecentes. De janeiro a setembro de 2024, as Forças de Segurança do Estado, compostas pela Polícia Militar (PMCE), Polícia Civil (PCCE) e setores de inteligência, apreenderam 7.120,29 kg de drogas. Esse número é mais que o dobro da quantidade apreendida no mesmo período de 2023, quando foram registrados 3.236,23 kg, representando um aumento de 120%. Apenas nesta terça-feira (8), uma operação em Caucaia resultou na apreensão de mais de 2,2 toneladas de drogas, elevando o total acumulado no ano para mais de 9,5 toneladas. Esse valor supera o total apreendido em anos inteiros desde 2009, conforme dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, destacou que esse aumento nas apreensões reflete o fortalecimento das forças policiais, com melhorias em inteligência, tecnologia e efetivo. Ele frisou que o aumento no número de agentes de inteligência, que saltou de 135 para 791 posições, aliado ao quadruplicamento do efetivo da Delegacia de Narcóticos (Denarc), foi essencial para essas conquistas. “Essa última apreensão em Caucaia reforça o quanto as estratégias estão funcionando, permitindo ações mais eficazes contra o narcotráfico”, afirmou. A operação desta semana, em Caucaia, representou a maior apreensão de drogas realizada no Ceará neste ano.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) se destacou como a área com o maior aumento de apreensões. Nos primeiros nove meses de 2024, foram retirados de circulação 3.202,83 kg de drogas, um aumento de 625% em relação ao mesmo período de 2023, quando o total foi de 441,79 kg. A partir de uma denúncia registrada no Disque Denúncia 181 da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), apreendeu 1,240 tonelada de drogas no dia 30 de agosto. A ofensiva ocorreu em um imóvel no município de Aquiraz. Em setembro de 2024, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) apreendeu mais 630 kg de drogas. Em uma ação em Caucaia, no dia 23 de setembro, foram apreendidos 355 kg de maconha. Ainda na mesma semana, a PCCE retirou de circulação 276,8 quilos de maconha, em Horizonte.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A cidade de Fortaleza também registrou um aumento significativo, com 2.187,15 kg de entorpecentes apreendidos, um acréscimo de 82,1%. A última grande apreensão ocorreu no município de Caucaia, no dia 8 de outubro, quando a PMCE retirou de circulação 2,271 kg de maconha e prendeu três suspeitos. Essa foi a maior operação do ano e reforça o compromisso das autoridades cearenses no combate ao narcotráfico.
Leia também |Sarto confirma que vai ter Réveillon em Fortaleza e que vai ser o melhor da história
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.