ELEIÇÕES NA CIDADE

Papel de Lula será fundamental para campanha de Evandro Leitão conseguir virar a disputa

O cientista político Waldejares Oliveira, durante o podcast Eleições na Cidade desta sexta-feira (11), afirmou que o papel do presidente será fundamental para a campanha na Capital cearense

Compartilhe:
11 de outubro de 2024
Portal GCMAIS

A corrida eleitoral em Fortaleza ganha novos contornos com a entrada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no palanque de Evandro Leitão (PT), candidato que disputa o segundo turno das eleições municipais contra André Fernandes (PL). O apoio de Lula é considerado um fator decisivo para mobilizar a militância petista e fortalecer a campanha de Evandro nas áreas periféricas da cidade, onde a disputa está mais acirrada. O cientista político Waldejares Oliveira, durante o podcast Eleições na Cidade desta sexta-feira (11), afirmou que o papel do presidente será fundamental para a campanha na Capital cearense.

Papel de Lula será fundamental para campanha de Evandro Leitão conseguir virar a disputa
Foto: Reprodução/X

“A presença de Lula magnetiza a militância, mas também pode atrair eleitores indecisos ou aqueles que, no primeiro turno, optaram por um voto de protesto. O grande desafio de Evandro Leitão será converter essa popularidade de Lula em votos nas urnas”, avaliou Waldejares. “Se Evandro conseguir conquistar esses eleitores das periferias, ele pode ter uma chance real de reverter o placar do primeiro turno”, acrescentou.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Com a entrada de Lula na campanha, espera-se uma intensificação das ações de rua, principalmente nas áreas mais carentes de Fortaleza, onde André Fernandes obteve destaque no primeiro turno. A militância petista, conhecida por seu engajamento, deve ser um elemento crucial nos últimos dias de campanha. “A militância do PT é tradicionalmente engajada, e com Lula ao lado de Evandro, esse grupo tende a ganhar novo ânimo. Essa participação nas ruas pode ser decisiva para conquistar votos onde o PT tem uma base histórica, mas que, por alguma razão, votou na direita no primeiro turno”, analisou o especialista.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Apesar da liderança de André Fernandes com 40% dos votos no primeiro turno, Evandro Leitão busca reverter esse cenário. O apoio de Lula é parte fundamental dessa estratégia para atrair o voto nas periferias. Com Lula ao seu lado, Evandro pretende crescer justamente nas regiões onde Fernandes se consolidou. “O eleitor da periferia votou em André Fernandes no primeiro turno, mas isso não significa que esse voto esteja cristalizado. A presença de Lula pode fazer com que esse eleitor reflita sobre suas escolhas, principalmente por conta da força que Lula tem em se comunicar com a população mais carente”, afirmou o historiador. “Lula não fala apenas com os já convertidos, ele tem um apelo mais amplo e isso pode ser decisivo”, declarou.

Leia também | Últimas notícias do Portal GCMAIS

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.