A tempestade começou por volta das 19h30 e provocou cortes de energia em bairros como Santa Cecília e Barra Funda, além de Osasco, na região metropolitana
Forte chuva causa queda de energia e deixa São Paulo em estado de atenção
A cidade de São Paulo enfrenta sérios transtornos após uma forte chuva atingir a capital paulista na noite desta sexta-feira (11). Regiões como o centro, a zona oeste e a zona sul estão sofrendo com quedas de energia, enquanto toda a cidade permanece em estado de atenção para alagamentos, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).
A tempestade começou por volta das 19h30 e provocou cortes de energia em bairros como Santa Cecília e Barra Funda, além de Osasco, na região metropolitana. Relatos de moradores confirmam a falta de luz em várias áreas, enquanto a concessionária responsável pela distribuição de energia, Enel, ainda não se manifestou sobre o problema.
De acordo com o CGE, áreas de instabilidade vindas da região de Sorocaba, no interior do estado, estão se deslocando rapidamente em direção à capital e à região metropolitana. Há previsão de chuva moderada a forte, acompanhada por rajadas de vento e possibilidade de granizo. Desde as 19h30, as principais vias da cidade, como as Marginais Pinheiros e Tietê, estão em estado de atenção para alagamentos.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O CGE estima que a chuva desta sexta-feira possa acumular até 25 mm de água, o que corresponde a 25 litros por metro quadrado em 24 horas, quantidade suficiente para provocar inundações. Com uma média mensal de 125 mm de chuva em outubro, a capital paulista pode enfrentar mais dias de tempo instável nos próximos dias.
A Defesa Civil emitiu um alerta às 19h30, informando a população sobre a forte chuva que se espalha por toda a região metropolitana de São Paulo. “Há registros de vento, raios e granizo. Pedimos que a população redobre os cuidados nas próximas horas”, informou o órgão. Até o momento, não há registros de vítimas, mas o alerta permanece ativo devido à previsão de continuidade do mau tempo.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
As fortes chuvas também foram sentidas no interior de São Paulo. Em Itu, onde está sendo realizado o festival de música Tomorrowland, barracas teriam sido reviradas devido à ventania. Relatos de frequentadores do evento indicam que o clima causou apreensão entre os presentes, mas a organização do festival ainda não se manifestou oficialmente sobre a situação.
O sábado (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida, deve começar com mais chuva entre a madrugada e o amanhecer. A expectativa é que o tempo melhore ao longo do dia, com o sol aparecendo e as nuvens diminuindo. A mínima será de 17ºC, à noite, enquanto a máxima pode chegar a 27ºC à tarde. No domingo (13), o clima ficará mais ameno, com temperaturas variando entre 16°C e 23°C, e o céu predominantemente nublado.
Leia também | Últimas notícias do Portal GCMAIS
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.