A justificativa pode ser feita de forma prática por meio do aplicativo e-Título, pelo Sistema Justifica ou pelo Autoatendimento Eleitoral, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Eleitor tem até 5 de dezembro para justificar ausência no primeiro turno das eleições municipais
Os eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições municipais, realizado no último domingo (6), têm até o dia 5 de dezembro para justificar sua ausência junto à Justiça Eleitoral. O procedimento é necessário para evitar a irregularidade com a Justiça Eleitoral, o que pode resultar na perda de alguns direitos civis.
A justificativa pode ser feita de forma prática por meio do aplicativo e-Título, pelo Sistema Justifica ou pelo Autoatendimento Eleitoral, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No momento da solicitação, contudo, é obrigatório anexar documentos que comprovem a impossibilidade de comparecimento às urnas, como bilhetes de passagens, cartões de embarque ou atestado médico.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Caso o eleitor não tenha acesso a essas ferramentas online, ele poderá se dirigir a qualquer cartório eleitoral para apresentar a justificativa presencialmente, levando os documentos necessários que justifiquem a ausência.
Eleitores que estavam na cidade onde votam e, por qualquer motivo, deixaram de votar, também precisam apresentar a justificativa sendo acompanhada de documentos que expliquem sua ausência no primeiro turno.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Vale lembrar que os eleitores que não votaram no primeiro turno ainda poderão participar normalmente do segundo turno, que está marcado para o próximo dia 27 de outubro, desde que estejam de posse do título eleitoral em situação regular. Isso acontece porque, pela Justiça Eleitoral, cada turno é considerado uma eleição distinta.
Leia também | Últimas notícias do Portal GCMAIS
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.