BRASIL

CAE do Senado adia discussão de projeto que cria 13º do Bolsa Família

O governo tem ressalvas com o texto por seu impacto fiscal

Compartilhe:
15 de outubro de 2024
Estadão Conteúdo

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal adiou a análise do projeto de lei que institui o pagamento do 13º do Bolsa Família. Com baixo quórum, a sessão do colegiado foi encerrada sem que o projeto sequer fosse discutido

CAE do Senado adia discussão de projeto que cria 13º do Bolsa Família
Foto: Agência Brasil

A proposta, apresentada pelo senador Jader Barbalho (MDB-PA) e relatada pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF), tenta institucionalizar o benefício adotado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em 2019 – e não replicado nos anos seguintes.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O governo tem ressalvas com o texto por seu impacto fiscal. Neste ano, os repasses do Bolsa Família somam R$ 170 bilhões no Orçamento da União, o que indica que uma 13ª parcela do benefício custaria R$ 14 bilhões anuais a mais para o governo federal – aproximadamente o valor calculado por Damares em seu relatório.

Senado adia discussão projeto que cria 13º do Bolsa Família

“Esse montante poderá ser totalmente absorvido pelo orçamento da seguridade social. Além disso, propomos que a vigência da lei se inicie no exercício financeiro seguinte ao de sua publicação, de modo a permitir a inclusão da previsão da despesa na Lei Orçamentária Anual (LOA)”, definiu a relatora.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Ao final da reunião, em entrevista a jornalistas, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), disse que o tema é “meritório”, mas que vai contra o esforço do governo de equilíbrio fiscal.

Também cobrou os colegas senadores para que o Palácio do Planalto e a equipe econômica consigam zerar o déficit público e cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Leia também | Unidade Móvel do Desenvolvimento Econômico oferece serviços gratuitos na Praça do Ferreira

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.