CULTURA

Festival de Arte Urbana promove cultura em Itapipoca

Em sua quinta edição, o programa beneficiará cerca de 1.000 alunos da rede pública de ensino

Compartilhe:
24 de outubro de 2024
Portal GCMAIS

O Festival de Arte Urbana beneficia quatro instituições de Itapipoca com intervenções artísticas nos muros. Casa Perilo Teixeira e as escolas EEB Geraldo Gomes de Azevedo, Centro Educacional Maria Magalhães Viana Azevedo e EEB Monsenhor Antônio Tabosa Braga. A produção artística nos muros teve início na terça-feira (22) e segue até o dia 30 de outubro. O Festival de Arte Urbana marca o início da 5ª edição do Programa Escolas Criativas.

Festival de Arte Urbana promove cultura em Itapipoca
Foto: Divulgação

O projeto busca fomentar a arte e a cultura local, promovendo a inclusão de artistas de diferentes estilos e gêneros. “A gente sempre tenta fazer uma imersão, respeitando a cidade e a população, fomentando as pessoas e a economia local”, explicou a artista Terezadequinta, que assina a curadoria do Festival Arte Urbana com Robézio Marques. À frente do Acidum Project, colecionam inúmeros trabalhos de arte urbana dentro e fora do Brasil. No Ceará, coordenam também o tradicional Festival Além da Rua.

> > Siga o GCMAIS no Google Notícias  < <

Festival de Arte Urbana

Ao todo, 13 artistas cearenses participam do Festival de Arte Urbana em Itapipoca: Lorinha Alves e Gabriel Mahatma, do Duo Quimera; Marta Brizeno; Zé Victor; Dhiow; Miguel Nature; Leal (Victor Hugo); Berin; Érica R.; Brooks; Ivih Ribeiro; e, representando Itapipoca, Luciano Cacau e Nazareno.

Os artistas selecionados representam uma variedade de estilos e receberam um briefing sobre Itapipoca, com uma abordagem de design e de temas como educação, tecnologia, ciência, cultura e música, e técnicas de urbanismo tático, que foram utilizadas no Lab Cidades Criativas, outro programa de design urbano realizado em parceria com a Quitanda Soluções Criativas, que deu origem ao Beco Cultural de Itapipoca.

>  > Acompanhe o GCMAIS no YouTube  < <

No festival, cada artista fica responsável por um mural, que conta com intervenções individuais, mas também com pinturas realizadas em colaboração entre os artistas, proporcionando um ambiente dinâmico e criativo. “As pinturas nas escolas públicas visam estabelecer uma conexão direta com a juventude, enriquecendo o ambiente educacional. E, para fortalecer essa conexão, será feito também um recrutamento de auxiliares nas escolas, que receberão remuneração e aprenderão técnicas de pintura diretamente com os artistas. Essa iniciativa não só promove a capacitação dos jovens, mas também valoriza a economia local, já que o projeto conta com o apoio de uma produtora da região”, concluiu Terezadequinta.

Para que as obras reflitam a vibrante identidade da cidade, os artistas utilizaram cerca de 28 tonalidades de tintas da empresa parceira neste projeto.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.