CUIDADO

IJF atendeu mais de 13 mil vítimas de quedas entre janeiro e setembro deste ano

Homens e mulheres com mais de 50 anos representam 40% do total de atendimentos, aponta dados dos hospital

Compartilhe:
26 de outubro de 2024
Luciano Augusto

O Instituto Dr. José Frota (IJF) em Fortaleza atendeu entre janeiro e setembro deste ano um total de 13.700 pacientes vítimas de quedas. A maioria dos casos está relacionada a fraturas graves, muitas delas ocorridas em ambientes domésticos e de trabalho.

IJF atendeu mais de 13 mil vítimas de quedas entre janeiro e setembro deste ano
Foto: Prefeitura de Fortaleza

Dados do hospital indicam que esses acidentes são, em grande parte, evitáveis e reforçam a necessidade de conscientização sobre os cuidados necessários para minimizar esses riscos. emergência.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Vítimas de quedas

“Homens e mulheres com mais de 50 anos representam 40% do total de atendimentos. Nessa faixa etária, as complicações de uma queda podem ser ainda mais graves, resultando em sequelas permanentes ou até mesmo a morte do pacientes”, ressaltou Fernando Façanha, médico ortopedista e traumatologista, superintendente adjunto do IJF.

Ainda segundo o médico, foram mais de 5400 pessoas atendidas, sendo as fraturas de fêmur e lesões neurológicas e cervicais os quadros mais preocupantes.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Dicas de prevenção de quedas em casa

01 – Instale corrimãos e barras de apoio: Especialmente em locais de maior risco, como banheiros e escadas. Esses equipamentos auxiliam na estabilidade e são essenciais para evitar quedas, principalmente para idosos.

02 – Iluminação adequada: Ambientes bem iluminados são fundamentais para garantir que móveis e objetos no caminho sejam facilmente identificados, reduzindo as chances de acidentes.

03 – Retire obstáculos do caminho: Mantenha o chão livre de objetos, tapetes soltos e móveis mal posicionados, que podem se tornar armadilhas invisíveis no dia a dia.

Medidas de segurança no trabalho

01 – Equipamentos de proteção: O uso de capacetes, cintos de segurança e calçados antiderrapantes é obrigatório em muitos setores e ajuda a prevenir acidentes graves.

02 – Treinamento adequado: A orientação e o treinamento de funcionários para lidar com situações de risco são fundamentais, como o uso correto de ferramentas e a conscientização sobre procedimentos seguros.

03 – Sinalização e demarcação de áreas de risco: Ambientes industriais e de construção devem sinalizar áreas de risco para que os trabalhadores possam redobrar a atenção.

Leia também | Últimas notícias do Portal GCMAIS

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.