Para além disso, 5 mil participantes foram fazer o teste e foram eliminados por não seguirem as regras
Enem 2024 registra 26,6% de inscritos faltosos no primeiro dia de prova, neste domingo (3)
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 registrou uma taxa de faltosos de 26,6%, entre aqueles que se inscreveram para fazer a prova, no primeiro dia de aplicação do teste, neste domingo (3). Com isso, 73,4% dos inscritos efetivamente compareceram aos locais de prova.
A informação foi divulgada pelo ministro da Educação, Camilo Santana. Ele destaca que a taxa é menor do que a que havia sido registrada no ano anterior, 2023, quando 28,1% dos inscritos para fazer o Enem não compareceram no primeiro dia da prova. O segundo dia de aplicação da prova acontece no próximo domingo (10).
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Além disso, conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 4.999 participantes estiveram presentes para a aplicação da prova, mas foram eliminados por não seguirem as regras – por exemplo, sair do local de prova com o caderno de questões antes dos últimos 30 minutos da prova, sair antes do horário mínimo permitido ou usar equipamentos eletrônicos. Camilo aponta que o número fica dentro da média dos anos anteriores.
Aumento nas inscrições
Camilo ainda informou que houve um aumento de 27% de inscrições confirmadas no Enem neste ano, em comparação com 2022. “Neste ano, com a nossa alegria, houve um aumento significativo dos alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio que estão fazendo a prova”, disse, em coletiva de imprensa.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
O ministro também destacou aumentos em São Paulo, Paraná e no Rio Grande do Sul. Segundo ele, o crescimento das inscrições ocorreu por conta do programa Pé de Meia, que oferece incentivo financeiro para estudantes do Ensino Médio que são beneficiários do Castro Único, voltado à permanência do aluno na escola.
Leia também | Como é calculada a nota do Enem? Confira outras perguntas frequentes sobre o exame
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.