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Motoristas de aplicativos com placa final 9 devem agendar vistorias em novembro, alerta Etufor

Em 2024, foram efetuadas 14.278 vistorias, das quais 1.689 veículos foram aprovados para operar no serviço por aplicativo em outubro

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4 de novembro de 2024
Portal GCMAIS

Motoristas que operam por aplicativos devem realizar as vistorias anuais de seus veículos com final de placa 9 durante o mês de novembro, conforme determina a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Em 2024, foram efetuadas 14.278 vistorias, das quais 1.689 veículos foram aprovados para operar no serviço por aplicativo em outubro.

Motoristas de aplicativos com placa final 9 devem agendar vistorias em novembro, alerta Etufor
Foto: Prefeitura de Fortaleza

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Os que não realizarem a vistoria no prazo poderão enfrentar multas e apreensão dos veículos durante as blitze do órgão. Vale destacar que a idade máxima dos veículos para operar em plataformas de aplicativos é de até 10 anos. Para agendar a vistoria, os motoristas devem acessar o site da Etufor e emitir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) no valor de R$ 134,98. É necessário apresentar o comprovante de pagamento no dia e hora marcados para a vistoria na sede da Etufor.

Os motoristas que desejam iniciar a operação nas plataformas também devem agendar a vistoria de seus veículos, independentemente do final da placa. O calendário oficial de 2024, publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, estabelece que o agendamento deve ser feito na sede da Etufor, localizada na Av. dos Expedicionários, 5677 – Vila União.

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Durante a vistoria, são verificados itens como o estado dos pneus, sistema elétrico e carroceria. Os motoristas devem apresentar documentos obrigatórios do veículo e do condutor. A identidade visual do veículo deve seguir o Decreto nº 14.415, de 3 de maio de 2019, que exige um adesivo no vidro traseiro, com um tamanho máximo de 14 cm x 14 cm, informando a marca do aplicativo ou a frase “Este veículo trabalha por aplicativos”.

Após a aprovação, o veículo recebe um selo com um QR code, além de um laudo que atesta a regularidade. Caso o veículo não atenda aos requisitos, o motorista pode realizar as adequações necessárias e reagendar a vistoria. Os passageiros podem verificar a regularidade do veículo escaneando o QR code no selo afixado no para-brisa.

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