O suspeito, residente em um condomínio no Icaraí, em Caucaia
MPCE prende suspeito de desviar armas e munições para facção criminosa
Um homem foi preso suspeito de desviar armamentos para uma facção criminosa, durante uma operação do Ministério Público do Ceará (MPCE), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco). A operação, chamada de Desarme, foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (13). O homem preso possui certificado de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC) e que comprou 35 mil munições apenas neste ano.
O suspeito, residente em um condomínio no Icaraí, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), foi alvo de um mandado de busca e apreensão, que resultou na apreensão de sete armas de fogo — incluindo três rifles, três pistolas e um revólver —, além de centenas de munições e dois celulares. Ele foi preso em flagrante por posse irregular de armas de fogo e munições.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
De acordo com o MPCE, o suspeito gastou aproximadamente R$ 422 mil na compra de munições de calibres variados em 2024, número que excede significativamente o limite de 4 mil munições permitido para a categoria CAC, conforme a legislação brasileira. A quantidade e o valor das aquisições levantaram suspeitas, pois não são compatíveis com a condição financeira do investigado.
A investigação começou após uma denúncia anônima que apontava que o atirador desportivo teria ultrapassado o limite de munições permitido e estaria revendendo o material a uma facção criminosa com atuação em Caucaia. O cumprimento do mandado contou com a participação do Exército Brasileiro (EB), da Delegacia Metropolitana de Caucaia da Polícia Civil do Ceará (PCCE), da Assessoria de Inteligência da Polícia Militar do Ceará (Asint/PMCE) e do Núcleo de Segurança Institucional e Inteligência do MPCE (Nusit).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Com a apreensão dos celulares, o Gaeco espera aprofundar a investigação, usando dados autorizados pela Justiça para rastrear o destino das munições compradas. O suspeito poderá responder pelos crimes de posse e porte ilegal de armas, comercialização ilícita de munições e associação criminosa.
Leia também | Dois homens são denunciados pela morte de dentista em Morada Nova
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.