OBRAS

Governo do Ceará inicia duplicação do Eixão das Águas para ampliar oferta hídrica

A obra garantirá maior eficiência no abastecimento de mais de 4,6 milhões de pessoas, o equivalente a metade da população cearense

Compartilhe:
20 de novembro de 2024
Portal GCMAIS

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), anunciou o início da obra de duplicação do Eixão das Águas, que dobrará a capacidade de 11 m³/s para 22 m³/s. A medida visa atender às crescentes demandas hídricas da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e das áreas irrigadas no Vale do Jaguaribe.

Governo do Ceará inicia duplicação do Eixão das Águas para ampliar oferta hídrica
Foto: Divulgação

A obra garantirá maior eficiência no abastecimento de mais de 4,6 milhões de pessoas, o equivalente a metade da população cearense. Além do abastecimento humano, o projeto visa atender demandas da agricultura irrigada e da indústria, representando um avanço estratégico na gestão hídrica do estado. Entre os destaques está a otimização do fornecimento de água oriunda do Açude Castanhão e do Projeto de Integração do Rio São Francisco, garantindo a segurança hídrica para múltiplos usos.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

A duplicação incluirá:

  • Instalação de três novos grupos de motobombas na estação de bombeamento;
  • Equipamentos hidromecânicos, como comportas de controle de vazão;
  • Segunda linha de tubulação em aço carbono, para aumentar a capacidade de transporte de água.

O projeto segue o planejamento inicial do Eixão das Águas, construído em 2003 com capacidade para operar com metade da vazão permitida. A duplicação estava prevista para ser implementada conforme a demanda aumentasse, cenário que agora se concretizou.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

O crédito necessário para a obra foi aprovado na manhã desta terça-feira (19) pela Assembleia Legislativa do Ceará, permitindo o início dos trabalhos. A ampliação reforça o compromisso do governo estadual em garantir o abastecimento e promover o desenvolvimento sustentável da região, otimizando o uso dos recursos hídricos em áreas urbanas, agrícolas e industriais.

Com o aumento da capacidade de adução, o estado planeja resolver gargalos hídricos históricos, especialmente na irrigação dos perímetros do Vale do Jaguaribe. A iniciativa trará um novo arranjo na distribuição de água, ampliando o suporte ao crescimento econômico e à segurança hídrica do Ceará.

Leia também | Carreata dos Correios ilumina ruas de Fortaleza e celebra o espírito natalino

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.