Os pacientes tiveram sintomas como diarreia, vômito e febre, recebendo diagnósticos diversos
Laudo encontra bactérias que causam diarreia em água de empresa após infecção de centenas de funcionários
O laudo elaborado sobre a água e a comida de uma empresa no Ceará, após mais de 700 funcionários terem apresentado sintomas de infecção e doenças diversas, indicou presença de bactérias e vírus causadores de diarreia. O laudo, elaborado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), foi feito após a explosão do número de pacientes, a grande maioria trabalhadores que atuam na Coopershoes do município de Morada Nova.
A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) apontou que foram encontradas as bactérias Estafilococos coagulase e Bacillus cereus, em alguns produtos disponibilizados para os funcionários. Na água, por sua vez, havia bactérias Escherichia coli e também do grupo coliformes totais.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Para a análise, foi feita ainda inspeção sanitária, além de mais de 400 entrevistas com pessoas que trabalham na fábrica em questão. Segundo a Secretaria da Saúde, o surto já foi contido.
A empresa, ao tratar do tema, pontuou que uma outra apuração, feita por um laboratório contratado pela própria Coopershoes, indicou que a água já chegou à fábrica contaminada. A companhia ainda destaca que adotou outras medidas, após o surgimento dos casos, como a troca de bebedouros e higienização de aparelhos usados na alimentação dos funcionários.
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Os pacientes tiveram sintomas como diarreia, vômito e febre, recebendo diagnósticos diversos. Os moradores da cidade denunciam superlotação nas unidades de saúde que têm atendido as pessoas infectadas. Casos têm sido registrados também em municípios nas proximidades de Morada Nova, como Limoeiro do Norte e Ibicuitinga. Em algumas ocorrências, os pacientes receberam diagnóstico até de leptospirose, infecção adquirida a partir de contato com urina de animais, principalmente ratos.
Leia também | Golpe do cimento: anúncios atraem vítimas, que pagam por produto e não recebem
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.