Duas novas vara: a medida visa combater a violência gerada por disputas territoriais entre grupos armados, envolvidos no tráfico de drogas e armas.
TJCE cria novas varas para enfrentar facções e crimes contra crianças e adolescentes
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) anunciou, nesta quinta-feira (5), a criação de duas novas varas para agilizar o julgamento de crimes no estado. A principal novidade é a implementação da 6ª Vara do Júri de Fortaleza, voltada para o julgamento de homicídios dolosos cometidos por facções criminosas. A medida visa combater a violência gerada por disputas territoriais entre grupos armados, envolvidos no tráfico de drogas e armas. Segundo o TJCE, a nova unidade permitirá a aceleração dos processos, atendendo à Recomendação nº 55/2019 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Ainda não há previsão de funcionamento, mas a Vara do Júri será composta por três juízes titulares, que atuarão em conjunto nas decisões. O Tribunal também abriu um edital para juízes de 1º Grau interessados em se transferir para a nova unidade, com prazo de inscrição de 10 dias corridos.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Além disso, o TJCE criou a Vara Especializada em Crimes contra a Criança e o Adolescente, que será responsável por processar casos envolvendo violência doméstica e outras infrações contra menores, conforme a “Lei Henry Borel” (Lei nº 14.344/2022). A medida busca agilizar as decisões sobre medidas protetivas de urgência e garantir um tratamento específico para esses casos.
As novas varas serão instaladas após autorização da presidência do TJCE, e os locais e datas de funcionamento ainda serão definidos.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Leia também | Idoso morre após passar mal em motel no Ceará

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Previsão do tempo no Ceará até quinta (24) indica redução nas chuvas, diz Funceme

PRF recupera arma roubada há quase 15 anos durante abordagem na BR-020

Alcolumbre, Motta e Barroso devem acompanhar Lula ao velório do Papa Francisco
