Márcia Catunda
Coluna + Emprego

Quer subir na carreira? Mentorias e comunidades são novos alicerces para o crescimento profissional

Levantamento da Harvard Bussiness Review, aponta que 75% dos executivos dizem que a mentoria foi essencial para o desenvolvimento de suas carreiras. Entenda o impacto do coletivo na carreira profissional

Compartilhe:
10 de dezembro de 2024
Márcia Catunda

Em um cenário de constante transformação no mercado de trabalho, as mentorias e comunidades têm emergido como ferramentas estratégicas para impulsionar o crescimento profissional e fortalecer conexões. De líderes executivos a profissionais em início de carreira, o impacto desses grupos vai além do desenvolvimento técnico, trazendo resultados expressivos na construção de redes de apoio, no aprimoramento de habilidades e na identificação de novas oportunidades.

Quer subir na carreira? Mentorias e comunidades são novos alicerces para o crescimento profissional
Mentoria se tornaram um alternativa chave para o sucesso profissional Karen Miura / Divulgação

O conceito de mentoria, tanto coletiva como individual, pode trazer mudanças significativas a profissionais de diversas carreiras. Com a aceleração digital e a necessidade de adaptações constantes, as mentorias contribuem para o desenvolvimento individual, fortalecendo a inovação e a competitividade no mercado, além de se destacarem como pilares do sucesso profissional.

Segundo um levantamento da Harvard Bussiness Review, 75% dos executivos dizem que a mentoria foi essencial para o desenvolvimento de suas carreiras. A pesquisa ainda apontou que  90% dos funcionários  com um mentor de carreira são felizes no trabalho,.

Diante deste cenário, Karen Miura, Chief Visionary Officer (CVO) de sucesso da Bravo, idealizou um programa de mentoria para mulheres que são mães e executivas chamado Maternidade Executiva, que promove o equilíbrio entre maternidade e liderança corporativa, além de iniciativas que fortalecem diversidade e inovação.

“Uma Business Alchemist é alguém que transforma o seu maior poder em oportunidades reais. No meu dia a dia, conecto pessoas, ideias, possibilidades e tenho como missão transformar ‘nó’ em laço”, explicou Karen.

E para mostrar o poder da mentoria na transformação pessoal e profissional, Miura reuniu as 12 mentoradas da primeira turma de mentoria coletiva para a finalização do programa durante o evento Stronger Together, em São Paulo. As participantes compartilharam experiências, desafios de equilibrar maternidade e carreira, e como a mentoria transformou suas vidas.

Sara Santos, diretora de Tributos Diretos e Indiretos na Colgate Palmolive e uma das mentoradas de Karen, destacou o impacto da mentoria em sua vida profissional: “A mentoria como a Karen da Maternidade Executiva me ajudou a expandir meu networking absurdamente. Passei a mostrar meu valor não só para a empresa onde trabalho, mas também para o mercado, participando de eventos e me conectando com pessoas incríveis. A mentoria tem sido essencial para meu crescimento profissional e pessoal.”

“A mentoria foi, para mim, uma experiência transformadora. Ela me mostrou que é essencial manter o foco nas pessoas, e isso foi incrível. Essa jornada tem me fortalecido a cada dia, ajudando-me a entender que devemos dar o nosso 100%, mesmo quando sentimos que não temos 100% para oferecer”, disse Hirley Oliveira, Tax Manager e participante da Maternidade Executiva.

Karen também abriu espaço na mentoria Maternidade Executiva para profissionais mulheres que ainda não eram mães. “A mentoria me ajudou a superar muitos desafios. Eu não acreditava que era possível ser uma profissional de sucesso e ser mãe. Quando comecei a mentoria com todas essas mulheres, comecei a ver que é possível e que vou ser uma profissional ainda melhor com a maternidade. Hoje não ando mais sozinha e carrego um bebê comigo e a mentoria foi fundamental para eu decidir ser mãe”, diz Juliana Ferreira, da Head of Tax na Camu.

“Você nos mostrou que o equilíbrio começa antes mesmo da maternidade, com a busca pelo autoconhecimento e propósito. Aprendemos que ser mãe e profissional exige, desde o início, amor e estratégia”, destacou a mentorada Andressa Tavares, Head de Open Finance.

Comunidades: um caminho para a transformação 

O conceito de comunidade tem ganhado protagonismo no ambiente empresarial, mostrando que um espaço de colaboração e apoio mútuo pode impulsionar o crescimento tanto de empresas quanto de seus colaboradores. E o papel das comunidades na transformação do indivíduo foi o destaque da segunda parte do evento que reuniu líderes e membros de oito comunidades de finanças e tax.

A existência de comunidades organizadas ao redor de interesses comuns, como finanças, gestão ou inovação, oferece a oportunidade para que profissionais compartilhem experiências, melhores práticas e ideias, criando um ambiente enriquecedor e de desenvolvimento contínuo.

Para Nicholas Meira, líder da comunidade tributarista Power Tax Brasil, a conexão é o fator primordial da iniciativa. “Nosso objetivo é criar conexões poderosas para alavancar carreiras na área tributária. Se organizamos um evento técnico, muita gente comparece. Porém, quando realizamos algo voltado para soft skills ou saúde mental, a procura é menor. Buscamos, além de conectar pessoas, criar oportunidades para que elas se conheçam. Queremos ver os membros crescendo e se desenvolvendo”, destaca Nicholas.

“A comunidade não tem propósito financeiro! Nosso objetivo é promover a conexão entre as pessoas, para que elas possam crescer de fato dentro da comunidade. Por isso, juntamos soft skills com hard skills, pois entendemos que, se queremos alcançar um cargo de diretoria, é preciso compreender na prática o que é necessário. No entanto, ninguém chega lá sem ter controle emocional e sem entender as necessidades do próprio time. “Nas comunidades, você está acendendo a faísca”, diz Rogério Leite, líder da TEWA, que realiza mentorias para melhores práticas para área tributária.

Ângela Pugliese, presidente da comunidade W-CFO Brazil formada por mulheres líderes de finanças, enfatiza o papel das comunidades na promoção da diversidade em posições de liderança. “Nossa missão é aumentar a presença de mulheres em posições de destaque, promovendo a inclusão em um espaço tradicionalmente dominado por homens. As mentorias são fundamentais para preparar essas profissionais, fortalecendo sua autoconfiança e habilidades estratégicas”, destaca Ângela.

Para Aline Linns, COO da empresa FENT Educação e cofundadora da Tax Day, as comunidades são essenciais para criar um ambiente colaborativo, onde pessoas de diferentes trajetórias compartilham experiências e constroem soluções conjuntas. “Conexão é uma palavra-chave. As comunidades não apenas ampliam as redes de relacionamento, mas criam um ecossistema que promove oportunidades e aprendizado contínuo”, ressalta Aline.

Apoiar a diversidade nas empresas também está entre as propostas das comunidades. Andrea Mansano, líder da Diversity on Boards, destaca a importância do acolhimento a diferentes pessoas: “Nossa comunidade começou apenas com três amigas! O que era um grupo de WhatsApp se tornou algo grande. Comecei a ser procurada por pessoas que me diziam: Eu não me encaixo, eu não me encontro. Geralmente eram mulheres trans e homens trans. Eu perdi meus pais e fui adotada por uma família de negros. Por conta da minha história e de uma obrigação social do nosso país, a partir do começo deste ano nos tornamos a Diversity on Boards. O nome é em inglês porque temos membros em 15 países e somos mais de 1.800 integrantes. Eu acredito que não fazemos nada sozinhos, e as comunidades são fundamentais”, destaca Andrea.

“Uma comunidade vai além de uma simples rede de contatos. É um lugar onde ideias são compartilhadas, aprendizados são multiplicados e conquistas individuais se tornam motivo de celebração coletiva. Dentro dela, cada pessoa traz uma bagagem única, criando um ambiente rico em experiências e soluções que podem mudar vidas”, destaca Karen Miura da Maternidade Executiva.

Além dos líderes da comunidades outros empresários que acreditam no poder das comunidades apoiaram a iniciativa: André Meisen (eStracta), Lucas Ribeiro (portal Reforma Tributária), Luciane (Thomson Reuters), Marco Gimenez (Bravo), Paulo Castro (Omni Tax), Paulo Mendonça (The 360), Sérgio Alexandre (Brinta) e Valéria Bessel (Simões Pires).

Marcos Gimenez, CEO da Bravo, destacou a visão da empresa no apoio a comunidades: “A BRAVO é uma empresa que mantém clientes, pessoas e tecnologia. Para nós à frente de todo CNPJ existe um CPF. Toda vez que falamos com nossos clientes, vemos um sonho, sonho de crescer, prosperar e com isso é que nós nos conectamos.”

Paulo Castro, da empresa Omni Tax, reforçou o impacto coletivo das comunidades: “Diante desses desafios, temos um propósito muito claro: ajudar as empresas a superar os obstáculos que se apresentam aos negócios. Nosso objetivo é transformar vidas e contribuir para o desenvolvimento do nosso país, que é maravilhoso. Acreditamos que, ao trabalharmos juntos e fortalecermos nossas comunidades, podemos descobrir o melhor de nós mesmos. Colaboração é o caminho para construir um futuro mais forte e sustentável para todos”

Sobre Karen Miura

A primeira CVO do Brasil e especialista em Tax, Karen Miura,  é autora do livro “Maternidade Executiva – De janeiro a dezembro porque aqui não tem férias”, uma obra prática voltada para mulheres que buscam equilibrar a maternidade com uma carreira executiva de sucesso.

Reconhecida por sua liderança inovadora e seu compromisso com a equidade de gênero no ambiente corporativo, Karen é fundadora da comunidade Maternidade Executiva, que promove o desenvolvimento de mulheres no mercado financeiro.

Executiva visionária com mais de 25 anos de experiência em big four, multinacionais e empresas de tecnologia, Karen tem formação em Direito e Contabilidade, é pós-graduada em Tax Litigation pela PUC-SP e atualmente cursa MBA em Finanças e Controladoria pela USP, além de Ciências da Computação para Negócios em Harvard. Mentora no W-CFO, presidente do Comitê Técnico de Finanças e Controladoria do WLF, membro do IBEF, do Conselheiras, do W-CFO e do Diversity on Board, Karen é palestrante convidada em diversos eventos para abordar temas como inovação na área de finanças, reforma tributária, liderança e carreira feminina.

Em 2023, foi agraciada com o Prêmio Profissional do Ano pela CONFEB – Live University, na categoria de Tributos. Mãe de cinco filhos, é entusiasta de temas relacionados a novas tecnologias e à nova economia.

Sobre a Comunidade Maternidade Executiva

Comunidade fundada por Karen Miura, mãe de cinco filhos e executiva visionária com mais de 25 anos de experiência em big four, multinacionais e empresas de tecnologia. Tem como missão impulsionar mães executivas a alcançar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, transformando desafios em oportunidades de crescimento e realização.

Uma rede de apoio que oferece mentoria, orientação, estratégias e suporte para ajudar mães executivas a prosperarem em suas carreiras.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.