No horário das 15h às 19h, o público poderá explorar, gratuitamente, as obras que combinam memória, arte e crítica ambiental
Exposição Há Mar!, de Ivan Guimarães, chega aos últimos dias com visita guiada
Os dias 14 e 15 de dezembro marcam a última oportunidade para apreciar a exposição Há Mar!, de Ivan Guimarães, com visitas guiadas na Casa Bendita, em Fortaleza. No horário das 15h às 19h, o público poderá explorar, gratuitamente, as obras que combinam memória, arte e crítica ambiental, encerrando um ciclo que começou com a inauguração da mostra em novembro.
Inspirado por mestres como Van Gogh e Picasso, e com uma técnica única de pintura em relevo sobre madeira, Ivan apresenta obras que denunciam a degradação ambiental e a crise hídrica, enquanto resgatam suas memórias pessoais de uma vida entre o rio e o mar. Além da reflexão sobre as mudanças climáticas, a exposição celebra os 30 anos de trajetória do artista como pesquisador e seus 8 anos como criador de obras que conectam passado, presente e futuro.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Na exposição Há Mar!, Ivan mergulha nas questões ambientais e na crise hídrica que ameaça a vida no planeta. Ele explora a importância da água como recurso finito e essencial para todos os seres vivos. A mostra provoca o público a refletir sobre o impacto das mudanças climáticas e os desequilíbrios que afetam mares, rios e todas as formas de vida, destacando dados alarmantes, como o fato de apenas 0,007% da água da Terra estar disponível para consumo humano. A exposição evoca a reflexão de Rachel Carson, “Na natureza, nada existe isolado”, e o pensamento de Edgar Morin, que destaca a interdependência entre natureza e humanidade como “tecidos da mesma trama”.
Além das questões ambientais, Há Mar! explora as memórias pessoais de Ivan, resgatando lendas e histórias do mar e as complexas relações humanas que ele inspira. “Nasci entre o rio e o mar. A água sempre fez parte da minha vida”, afirma o artista, cuja obra é marcada pela organicidade e pelos ciclos de existência e resistência, expressos em diversas técnicas, como estêncil, óleo pastel, xilogravura, pintura e instalações.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A técnica principal desta exposição é a pintura em relevo sobre madeira. Neste processo, Ivan aplica tinta sobre a madeira, entalhando a superfície para revelar camadas internas, criando o que ele descreve como uma “arqueologia visual”. Esse método confere profundidade física às obras e sugere fluxos e movimentos que transcendem a superfície, numa metáfora da constante transformação da realidade.
Com o mar como tema central, Ivan explora em Há Mar! a degradação ambiental e a ação humana desenfreada, propondo uma obra que é, ao mesmo tempo, uma denúncia e um chamado à esperança. “A água ativa minha criatividade, imaginação e energia, conectando-me ao todo”, diz Ivan, que vê a exposição como uma celebração de seus 30 anos de carreira como pesquisador e de seus 8 anos como artista. Em sua trajetória, Ivan conduziu públicos diversos, de crianças a adultos, por museus de referência mundial, como o Louvre, o MoMA e o MASP, ampliando seu repertório e o de seus espectadores.
Serviço
Exposição Há Mar!
Últimos dias e visitas guiadas: 14 e 15 de dezembro
Horário: 15h às 19h
Local: Casa Bendita – Av. Rui Barbosa, 888, Meireles, Fortaleza-CE
Entrada: Gratuita
Leia também | A Fazenda 16: Prova do Fazendeiro vai misturar jogo de basquete e memória
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.