Carla Pinheiro e Mariana Furtado, consultoras da FASI, estiveram durante o ano em alguns dos principais eventos de tendências e de mercado do Brasil e do mundo e destacam o que as empresas devem observar e como o mercado vai se moldar para o próximo ano.
As consultoras Carla Pinheiro e Mariana Furtado antecipam tendências de mercado para 2025.
À medida que o ano acaba e nos aproximamos de 2025, as transformações impulsionadas pela tecnologia, sustentabilidade e mudanças nos hábitos de consumo definem o cenário para empresas e consumidores.
Carla Pinheiro e Mariana Furtado, consultoras da FASI, estiveram durante o ano em alguns dos principais eventos de tendências e de mercado do Brasil e do mundo e destacam o que as empresas devem observar e como o mercado vai se moldar para o próximo ano,
Acelerando a Transformação Digital
De acordo com Carla Pinheiro, a transformação digital será mais do que uma adaptação — será um imperativo para empresas de todos os setores. “Tecnologias como inteligência artificial generativa, automação avançada e realidade aumentada estarão no centro das estratégias empresariais, oferecendo soluções mais personalizadas e eficientes para os consumidores contudo, o aspecto humano ganha ainda mais importência”, explica Carla.
Sustentabilidade: O Novo Normal
Mariana Furtado reforça que o consumo consciente deixará de ser uma tendência para se tornar um padrão de comportamento. “Os consumidores estão exigindo transparência e compromisso ambiental das marcas. Isso cria uma oportunidade para empresas que integram práticas ESG (ambiental, social e de governança) em suas operações. O púbico do futuro vai cobrar cada vez mais”, diz ela.
Empresas que investirem em economia circular, redução de emissões de carbono e produtos biodegradáveis estarão melhor posicionadas no mercado.
Economia do Bem-Estar
A busca por bem-estar físico e mental continuará em alta, influenciando tanto a oferta de produtos quanto a comunicação das marcas. Segundo Carla, “a conexão entre tecnologia e saúde é um campo onde há muito o que ser trabalhado.”
Mariana complementa: “Além disso, o bem-estar no ambiente de trabalho será crucial, levando empresas a adotarem práticas flexíveis e inclusivas para atrair e reter talentos”.
Hiperpersonalização e Dados Éticos
Os consumidores esperam experiências cada vez mais personalizadas, mas também se preocupam com a privacidade de seus dados. “O desafio será equilibrar a coleta de dados com o respeito à privacidade, aderindo a regulamentações mais rigorosas e construindo confiança com o cliente”, explica Carla.
5. Mercados Emergentes e Diversidade
Mariana aponta para a valorização de mercados emergentes e a inclusão de vozes diversas como motor de inovação. “Empresas que investirem em narrativas plurais e abraçarem diferentes perspectivas culturais terão um impacto mais significativo e se conectarão melhor com as novas gerações”, afirma.
Preparando-se para o Futuro
As consultoras da FASI destacam que, para 2025, o sucesso será definido pela capacidade de adaptação e inovação. “Empresas que adotarem uma abordagem proativa às tendências terão mais chances de prosperar em um mercado em constante mudança”, concluem Carla Pinheiro e Mariana Furtado.
Para mais informações sobre estratégias de mercado e consultoria, entre em contato com a equipe da FASI.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.