ENTREVISTA

Turista adolescente raptado por grupo de jovens em Jericoacoara foi morto por asfixia, diz mãe 

Henrique estava em Jericoacoara há uma semana, acompanhado do pai, Danilo Martins de Jesus.

Compartilhe:
19 de dezembro de 2024
Paulo Martins

Jericoacoara, um dos destinos turísticos mais famosos do Brasil, foi palco de uma tragédia que abalou o país. Henrique Marquez de Jesus, de apenas 16 anos, foi encontrado morto na Lagoa do Paraíso, na tarde de quarta-feira (18). O adolescente, natural de Santos, em São Paulo, estava desaparecido desde a madrugada de segunda-feira (16). Segundo a mãe da vítima em entrevista à Record, Amanda Aparecida Marques, o filho Henrique foi asfixiado e jogado na lagoa, onde seu corpo foi encontrado com marcas que podem ser lesões ou mordidas de peixes.

Turista adolescente raptado por grupo de jovens em Jericoacoara foi morto por asfixia, diz mãe 
Foto: Reprodução

“Ele foi asfixiado e jogado em uma lagoa. A gente recebeu um vídeo em que dá pra ver os furos, mas não sabemos se foram lesões ou mordidas de peixes na água”, lamentou Amanda. A mãe, que viu o filho ser retirado do ambiente onde morava para evitar influências negativas, acredita que o crime foi motivado por um gesto feito por Henrique em fotos publicadas nas redes sociais. O gesto, associado a uma facção criminosa local, teria desencadeado o ataque. “A gente acredita que foi isso mesmo: vingança pela simbologia do gesto.”

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

A família questiona a falta de segurança no local, considerado um dos mais seletos e tranquilos destinos turísticos do Ceará. Imagens de câmeras de segurança mostram Henrique sendo arrastado por sete homens pelas ruas da vila antes de desaparecer. O caso choca não apenas pela brutalidade, mas também pelo perfil da vítima. “Se fosse um moleque de rua, a gente já esperava o pior. Mas ele não era. Ele gostava de estudar, de praia. Não fazia parte de facção nenhuma, disse a tia, Sônia Martins dos Reis. “A única coisa que eu quero, do governador do Ceará, é justiça.”

A tia também apontou as contradições da segurança no local. “Dizem que o lugar é tranquilo, mas cadê a segurança? Tudo é caro lá, tem que pagar pra entrar. Como isso aconteceu?”

Turista adolescente raptado por grupo de jovens em Jericoacoara foi morto por asfixia, diz mãe

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

Henrique estava em Jericoacoara há uma semana, acompanhado do pai, Danilo Martins de Jesus. Na noite do desaparecimento, ele voltou sozinho ao hotel para recarregar o celular e descansar. Contudo, quando Danilo retornou ao quarto, não encontrou o filho e iniciou as buscas imediatamente.

Além das imagens de segurança, as investigações apontam para uma possível relação entre o gesto capturado nas fotos e o envolvimento de facções criminosas. Segundo a família, Henrique não tinha conhecimento do significado do gesto em território cearense, onde facções criminosas utilizam a simbologia para se identificarem.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) informou que as investigações estão sendo conduzidas pela Delegacia de Jijoca de Jericoacoara e que medidas estão sendo tomadas para identificar os responsáveis pelo crime.

A família de Henrique está organizando uma vaquinha para arcar com os custos do traslado do corpo para Santos, estimados em R$ 13 mil. Quem quiser ajudar pode enviar contribuições para a chave Pix rayssamj17@gmail.com.

Enquanto as investigações continuam, o Brasil acompanha comovido a luta da família por justiça. O caso expõe não apenas o impacto devastador do crime organizado, mas também a necessidade urgente de maior segurança em destinos turísticos renomados como Jericoacoara.

Leia também | Família de turista morto em Jericoacoara faz vaquinha solidária para transportar corpo a São Paulo

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.