O governador do Ceará parabenizou os profissionais de saúde pelo esforço e dedicação que possibilitaram esse crescimento.
Ceará supera marca histórica de transplantes de órgãos e tecidos em 2024
Em 2024, o estado do Ceará alcançou um marco histórico ao realizar 2.029 transplantes de órgãos e tecidos, superando os 1.763 procedimentos realizados em 2023. Esse número recorde reflete os avanços alcançados desde que o estado iniciou a realização de transplantes, em 1998.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O governador do Ceará parabenizou os profissionais de saúde pelo esforço e dedicação que possibilitaram esse crescimento. Ele destacou o impacto das iniciativas voltadas para o aumento das captações de órgãos no interior do estado, com contribuições importantes de unidades como os Hospitais Regional do Cariri (HRC), Regional do Sertão Central (HRSC), Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ) e Hospital Regional Norte (HRN).
Eliana Régia Barbosa, orientadora da célula do Sistema Estadual de Transplantes (Cetra) da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), destacou que o êxito é fruto de uma atuação integrada de diversos profissionais, aliada à generosidade das famílias doadoras. “Esse resultado reflete o trabalho integrado de diversos profissionais que atuam nesse processo. Não podemos deixar de citar o Governo do Ceará que, por meio da Secretaria da Saúde, está sempre atento a essa causa e aos brasileiros que, diante dos nossos resultados, procuram o Ceará para realizar o procedimento. Precisamos reconhecer ainda a generosidade das famílias doadoras, que renovam a esperança de quem espera por um transplante”, afirmou.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Entre os transplantes realizados, os de córnea tiveram maior expressividade, com 1.329 procedimentos, colocando o Ceará no topo do ranking nacional. Além disso, os transplantes de fígado alcançaram 252 cirurgias, superando o recorde anterior de 229, registrado em 2019. O estado também alcançou um novo recorde histórico em transplantes de coração, com 35 procedimentos realizados.
Ceará supera marca histórica de transplantes de órgãos e tecidos em 2024
A Rede Sesa conta com importantes referências em transplantes. O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) é destaque nos transplantes de coração e pulmão, enquanto o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) lidera os procedimentos de córnea, fígado, pâncreas e rim.
A doação de órgãos e tecidos no Ceará é um processo simples: basta que a pessoa manifeste seu desejo à família, que é a responsável por autorizar o procedimento. O estado realiza transplantes de rim, fígado, pulmão, pâncreas, coração, medula óssea, córnea e válvulas cardíacas.
Com o avanço dos números e a estruturação do sistema de transplantes, o Ceará consolida-se como um polo de referência nacional, renovando as esperanças de milhares de pacientes que aguardam na fila por um novo começo.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Leia também | Sargento é morto por outro policial em tiro acidental no interior do Ceará
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.