Ceará reduz homicídios no segundo semestre, mas termina 2024 com alta de 10,2%
Número de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) no total do ano subiu de 2.970 para 3.272.
Compartilhe:
10 de janeiro de 2025
Portal GCMAIS
O Ceará encerrou o segundo semestre de 2024 com uma significativa redução nas mortes violentas, refletindo os esforços das Forças de Segurança do Estado, mas o total de homicídios e latrocínios no ano ainda registrou um aumento de 10,2%. De acordo com dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), entre julho e dezembro de 2024, o Estado teve uma queda de 1,6% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), em comparação ao mesmo período de 2023. No entanto, o número de CVLIs no total do ano subiu de 2.970 para 3.272.
Essa redução observada no segundo semestre foi mais acentuada em Fortaleza e na Região Metropolitana, com diminuições de 3,6% e 21,9%, respectivamente. Fortaleza registrou 396 CVLIs entre julho e dezembro de 2024, contra 411 no mesmo período de 2023, enquanto a Região Metropolitana teve uma diminuição ainda maior, com 361 casos, frente aos 462 do ano anterior. Esses números demonstram a eficácia das novas estratégias implementadas, que focaram no fortalecimento das forças de segurança e na ampliação das ações de investigação.
O secretário da SSPDS, Roberto Sá, destacou que, além dos investimentos em tecnologias e metodologias, o maior esforço do governo foi no fortalecimento da capacitação e contratação de servidores. “Tivemos um ano desafiador, mas conseguimos reverter, no segundo semestre, uma tendência de aumento nos CVLIs, o que nos permitiu encerrar o ano com a redução no segundo semestre. Isso é resultado de um trabalho coletivo e de estratégias direcionadas”, afirmou Sá. Ele ressaltou a importância da dedicação das forças de segurança e garantiu que o Governo do Ceará continuará a trabalhar em 2025 com um enfoque em gestão de resultados e no combate ao crime.
Com o objetivo de reduzir ainda mais os índices de violência, o Governo do Ceará intensificou os investimentos na segurança pública a partir de julho de 2024. Entre as ações realizadas estão a entrega de mais de 3.500 novos equipamentos de comunicação para as forças de segurança e a convocação de 1.623 novos policiais militares. Essas medidas visam melhorar a eficiência do trabalho policial e proporcionar melhores condições para o enfrentamento da criminalidade, especialmente nas áreas mais afetadas.
Em 2025, o Governo do Ceará segue apostando em mais investimentos para combater a violência. Recentemente, o governador Elmano de Freitas assinou um pacote de reestruturação das Forças de Segurança e, já no início deste ano, foi inaugurado o Centro de Tecnologia Avançada e Monitoramento de Segurança da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS). A expectativa é que, com essas novas iniciativas e com a continuidade das estratégias adotadas, o Estado consiga, finalmente, inverter a alta no número de CVLIs, trazendo mais segurança e tranquilidade para a população cearense.