FUNCEME

Após 16 dias, chuvas de janeiro de 2025 já superam as de janeiro de 2024 no Ceará

O período atual é o da pré-estação, com a quadra chuvosa iniciando apenas no mês de fevereiro

Compartilhe:
16 de janeiro de 2025
Portal GCMAIS

O estado do Ceará registra em janeiro de 2025, até o momento, uma média de chuvas de 111,3 milímetros – já superando, em apenas 16 dias, o que havia sido registrado durante todo o mês de janeiro de 2024, equivalente a 59,2 milímetros. Os dados foram disponibilizados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Após 16 dias, chuvas de janeiro de 2025 já superam as de janeiro de 2024 no Ceará
Foto: Divulgação

Ainda segundo o monitoramento da Fundação, já é possível observar um desvio positivo de 11,5%, em janeiro de 2025, em relação ao que é comumente observado nesse período do ano. Com isso, esse número poderá ampliar ainda mais, até o fim do mês.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

Vale ressaltar que o período atual é o da pré-estação, com a quadra chuvosa iniciando apenas no mês de fevereiro. Historicamente, as maiores precipitações no Ceará ocorrem no período de fevereiro a maio.

Previsão

Segndo a Funceme, o fenômeno meteorológico Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que contribuiu para as chuvas fortes observadas no Ceará nos últimos dias, já enfraqueceu. Desse modo, o “padrão Y” observado na nebulosidade sobre o território brasileiro começou a perder sua configuração. O centro seco do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) que está localizado no Leste da região Nordeste do Brasil (NEB) está se deslocando na direção do estado do Ceará, e com isso deve contribuir para a reduzir as chuvas nas próximas 48 horas.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Desse modo, a previsão para o período entre quinta-feira (16) e sexta-feira (17) indica o céu variando de nublado a poucas nuvens no Ceará, com possibilidade de chuvas isoladas, em geral de fraca intensidade, eventualmente moderada, porém de curta duração. Para sábado (18), há indicativo de aumento da nebulosidade no Ceará, com chuvas isoladas em todas as macrorregiões.

Leia também | Funceme: Fortaleza deve ter quadra chuvosa “de normal a acima da média” em 2025

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.