Senado Federal realiza eleição para nova mesa diretora neste sábado (1º)
O processo ocorrerá de forma secreta, conforme as normas estabelecidas pela Constituição e pelo Regimento Interno da Casa
Compartilhe:
31 de janeiro de 2025
Portal GCMAIS
Neste sábado (1º), a partir das 10h, o Senado Federal realiza a eleição para a escolha de seu novo presidente e dos integrantes da mesa diretora para o biênio 2025-2026. O processo ocorrerá de forma secreta, conforme as normas estabelecidas pela Constituição e pelo Regimento Interno da Casa. Além do presidente, serão escolhidos dois vice-presidentes e oito secretários — quatro titulares e quatro suplentes.
A eleição terá início com a primeira reunião preparatória, na qual os senadores que desejam concorrer à presidência formalizarão suas candidaturas por escrito na Secretaria-Geral da Mesa. Após a entrega das candidaturas, o atual presidente, Rodrigo Pacheco, comunicará ao Plenário os nomes dos candidatos, que terão a oportunidade de discursar em defesa de suas postulações. Os discursos ocorrerão em ordem alfabética, e apenas os candidatos à presidência terão direito de falar.
Senado Federal realiza eleição para nova mesa diretora neste sábado (1º)
Até a tarde de sexta-feira (31), quatro senadores já haviam oficializado suas candidaturas ao cargo de presidente: Eduardo Girão (Novo-CE), Marcos Pontes (PL-SP), Marcos do Val (Podemos-ES) e Soraya Thronicke (Podemos-MS). Durante o período de discursos, ainda poderá haver renúncias de candidaturas, e, conforme as regras, somente os postulantes à presidência terão direito a se manifestar.
Após os discursos, será iniciada a votação, que acontecerá de forma secreta. Os senadores irão votar em cabines utilizando cédulas com os nomes dos candidatos, rubricadas pelo presidente e vice-presidente da Casa. As cédulas serão depositadas em uma urna localizada na Mesa, e, após a votação, os parlamentares assinarão a lista de votação. A apuração dos votos será realizada pelo atual presidente e seus auxiliares, que farão a contagem para definir o vencedor. Para ser eleito, o candidato precisa obter a maioria absoluta dos votos. Após a apuração, as cédulas serão destruídas.
A posse do novo presidente ocorrerá imediatamente após o anúncio do vencedor, encerrando a primeira reunião preparatória. Em seguida, será convocada uma segunda reunião, prevista para as 11h, onde os demais membros da mesa serão escolhidos. Esses cargos serão definidos também por meio de votação secreta. Para as vagas nas quais houver apenas um candidato, a eleição será realizada eletronicamente.
A eleição para os membros da mesa requer a presença da maioria dos senadores e a obtenção de maioria de votos. O Senado destaca que, sempre que possível, deve ser assegurada a participação proporcional das representações partidárias ou blocos parlamentares com atuação na Casa.
A escolha do novo presidente do Senado e da mesa diretora marca o início de uma nova etapa legislativa para o Senado Federal. O processo é um dos momentos mais importantes para o Congresso Nacional, pois define não apenas a liderança da Casa, mas também a composição de outros cargos-chave para o funcionamento das atividades legislativas. Com o processo de eleição em andamento, a expectativa é que os senadores definam a direção que a Casa tomará nos próximos dois anos.