BOLETIM DE BALNEABILIDADE

Ceará tem 40 trechos de praia próprios para banho neste fim de semana

Em Fortaleza, a Praia do Futuro se destaca como a mais recomendada para banho

Compartilhe:
31 de janeiro de 2025
Portal GCMAIS

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) divulgou, nesta sexta-feira (31), seu boletim de balneabilidade para o fim de semana, indicando que 40 trechos de praias no Ceará estão próprios para banho. A maior parte dos locais adequados para o lazer da população está concentrada em Fortaleza, com 12 praias liberadas para o público.

Ceará tem 40 trechos de praia próprios para banho neste fim de semana
Foto: Reprodução

Em Fortaleza, a Praia do Futuro se destaca como a mais recomendada, com 10 trechos próprios para banho, a maioria localizada no setor leste da Capital. Esses pontos estão situados entre a Capela de Santa Terezinha e a rua Ismael Pordeus, com destaque para áreas próximas aos postos de guarda-vidas. Além da Praia do Futuro, as praias do Caça e Pesca, Abreulândia, Sabiaguaba e Titanzinho também têm trechos próprios.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

O setor centro de Fortaleza, que inclui as praias do Meireles, Mucuripe e Iracema, também conta com 5 trechos adequados para banho. Já o setor oeste, que abrange as praias do Pirambu, Barra do Ceará e Colônia, apresenta apenas 1 trecho liberado.

Embora a maioria dos trechos esteja liberada, o boletim da Semace também alerta para áreas impróprias para banho. Em Fortaleza, no setor leste, algumas áreas da Praia do Caça e Pesca e da Praia do Futuro estão com a qualidade da água abaixo dos padrões adequados. Já no setor centro, trechos das praias do Mucuripe e Iracema apresentam condições impróprias. No setor oeste, diversas áreas das praias do Pirambu e Barra do Ceará também estão fora dos padrões exigidos.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

No interior do estado, o litoral leste do Ceará apresenta 16 trechos próprios para banho, com destaque para as praias de Iguape, Majorlândia e Prainha. Já o litoral oeste do estado tem 12 pontos adequados para os banhistas, incluindo as praias de Flecheiras, Baleia, Arpoeiras e Bitupitá. No entanto, as praias da Taíba e Jericoacoara estão com os resultados “Em Alerta” (EA), e a Semace recomenda que os banhistas evitem o banho nessas localidades.

Em alguns locais, como a Praia de Canoa Quebrada e a travessia das balsas em Camocim, a qualidade da água foi classificada como imprópria, exigindo cuidados redobrados da população.

O boletim de balneabilidade é elaborado pela equipe da Gerência de Análise e Monitoramento da Semace, com base nos critérios estabelecidos pela Resolução Conama Nº 274/2000. Os técnicos da autarquia realizam a análise da qualidade da água das praias, considerando fatores como presença de coliformes fecais. O resultado é disponibilizado no site e aplicativo da Semace, oferecendo à população informações atualizadas sobre as condições das praias cearenses.

Para garantir a saúde e segurança dos banhistas, a Semace recomenda que, ao visitar qualquer praia, os cidadãos consultem regularmente os boletins de balneabilidade e evitem áreas com água imprópria para o banho.

Leia também |Camilo Santana se afasta do MEC temporariamente para eleição no Senado

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.