A decisão foi motivada pelo volume de chuvas registrado no país e pelas boas condições dos reservatórios das usinas hidrelétricas
Conta de luz seguirá com bandeira verde, anuncia Aneel; entenda
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou que, pelo terceiro mês consecutivo, a bandeira tarifária de fevereiro será verde, garantindo que os consumidores não tenham custo adicional na conta de luz. A decisão foi motivada pelo volume de chuvas registrado no país e pelas boas condições dos reservatórios das usinas hidrelétricas, o que favorece a geração de energia elétrica sem a necessidade de acionamento de usinas termelétricas mais caras.
A medida beneficia todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN), que engloba praticamente todo o território brasileiro. A última vez que a ANEEL acionou uma bandeira tarifária mais alta foi em setembro de 2024, quando, devido a uma seca histórica, a bandeira vermelha patamar 1 foi aplicada, resultando em aumento na conta de energia.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias reflete o custo variável da geração de energia elétrica e busca equilibrar os gastos das distribuidoras diante das oscilações na produção. O mecanismo considera fatores como disponibilidade hídrica, avanço das fontes renováveis e a necessidade de acionamento de usinas térmicas.
Desde sua implementação, o sistema já teve 61 acionamentos de bandeiras amarela, vermelha 1, vermelha 2 ou até mesmo a classificação “escassez hídrica”, que impacta diretamente os custos para o consumidor. O maior período de estabilidade registrado foi entre abril de 2022 e julho de 2024, quando a bandeira verde permaneceu acionada.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Consumo consciente e sustentabilidade
Mesmo com as condições favoráveis na geração de energia, a ANEEL reforça a importância do consumo consciente para evitar desperdícios e contribuir para a sustentabilidade do setor elétrico. Pequenos hábitos, como evitar o uso de aparelhos elétricos em horários de pico, apagar luzes em ambientes desocupados e utilizar eletrodomésticos de maneira eficiente, podem ajudar a manter a estabilidade do sistema e reduzir os impactos ambientais da produção de energia.
Com a manutenção da bandeira verde, os consumidores seguem sem cobranças adicionais na fatura de energia, trazendo alívio para os orçamentos domésticos e empresariais neste início de 2025.
Leia também | “Fortaleza deixará de ser uma cidade caloteira”, diz Evandro ao anunciar medidas para equilibrar as finanças da Capital
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.