Elmano também destacou a importância do diálogo com os clubes para garantir um ambiente mais seguro nos dias de jogos
Castelão terá reconhecimento facial para finais do Campeonato Cearense, anuncia Elmano
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou nesta terça-feira (4) que o sistema de reconhecimento facial será implementado na Arena Castelão a partir do mês de março. A nova tecnologia já estará em funcionamento nas finais do Campeonato Cearense, marcadas para os dias 15 e 22 do próximo mês.
O comunicado foi feito durante uma reunião que contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; do secretário de Esportes, Rogério Pinheiro; e de representantes dos clubes cearenses. Segundo Elmano, a medida visa reforçar a segurança dos torcedores dentro e fora do estádio.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
“Já definimos que as finais do Campeonato Cearense, que acontecem nos dias 15 e 22 de março, contarão com o sistema funcionando. E ele continuará operando no Campeonato Brasileiro e outras competições com a participação dos nossos times”, afirmou o governador.
Durante o encontro, Elmano também destacou a importância do diálogo com os clubes para garantir um ambiente mais seguro nos dias de jogos. “Conversamos sobre o controle de entrada de torcedores, a segurança do estádio e o uso do reconhecimento facial para monitorar quem está nas arquibancadas e nos arredores do Castelão. Queremos que o estádio seja um local seguro, onde as famílias possam assistir aos jogos com tranquilidade”, pontuou.
Castelão terá reconhecimento facial
A implementação da tecnologia está alinhada com a Lei Geral do Esporte, em vigor desde 2023, que exige biometria facial em arenas esportivas com capacidade superior a 20 mil lugares. O projeto é conduzido por meio de uma parceria entre a Secretaria de Esportes do Estado (Sesporte) e a Empresa de Tecnologia do Estado do Ceará (Etice).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“Para que aquele torcedor que vai entrar no estádio tenha o reconhecimento facial, reconhecimento facial para quem está na arquibancada, para quem está fora do estádio e todo o aspecto de segurança cada vez mais forte que precisamos garantir, seja por dever legal, seja porque nós queremos o estádio seguro e que as famílias estejam lá, com tranquilidade, sabendo que elas estão em um espaço em que a sua integridade e da sua família está segura”, explicou Elmano, em live nas redes sociais.
Para viabilizar a nova tecnologia, a Arena Castelão aproveitará a infraestrutura instalada para a Copa do Mundo de 2014, que inclui 246 câmeras e 144 catracas. Os equipamentos serão adaptados para operar com o sistema de biometria facial, garantindo maior eficiência na identificação e segurança dos torcedores.
Leia também | Sport suspende venda de ingressos para jogo contra o Fortaleza após punição do governo
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.