O estado de alerta também se estende para outros estados nordestinos, como Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas.
Ceará tem alerta de chuvas intensas de até 100 mm para todas as 184 cidades
O Ceará está sob um alerta de chuvas intensas, com risco de precipitações entre 50 mm e 100 mm por dia até as 10h de sexta-feira (7). A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu o aviso de perigo para todos as 184 cidades cearenses. Além das chuvas volumosas, são esperados ventos fortes, com rajadas de até 100 km/h. O estado de alerta também se estende para outros estados nordestinos, como Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas.
A previsão meteorológica para o Ceará, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), indica chuvas para todo o Estado na quinta-feira (6), com maior intensidade no período da tarde e noite. A previsão é que as chuvas variem de fracas a moderadas, mas em regiões do litoral, Ibiapaba, norte do Sertão Central e Inhamuns, podem ocorrer chuvas fortes. Para a sexta-feira (7), as chuvas deverão atingir principalmente a faixa litorânea, Ibiapaba e o norte do Sertão Central, com menor volume de precipitações no Centro-Sul do Estado. Já no sábado (8), a previsão é de chuvas também na faixa litorânea e na Ibiapaba, com as condições mais favoráveis para precipitações durante a madrugada e à tarde.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
As chuvas intensas, que podem chegar a 30 mm/h ou 60 mm/h, aumentam o risco de alagamentos, quedas de árvores e galhos, descargas elétricas e até cortes no fornecimento de energia elétrica. O aviso de perigo foi classificado pelo Inmet como o segundo nível de alerta em uma escala de três, o que significa que a situação exige atenção redobrada, mas não é considerada uma emergência. Para o período de alerta, a orientação é que a população evite se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de quedas e descargas elétricas, não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda e, se possível, desligue aparelhos elétricos, além de tomar cuidados com a segurança durante a chuva.
Ceará tem alerta de chuvas intensas de até 100 mm para todas as 184 cidades
O Inmet também recomenda cuidados especiais em caso de rajadas de vento. As orientações incluem:
- Evitar se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda de galhos e descargas elétricas.
- Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda que possam ser atingidas pelos ventos.
- Desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia para prevenir acidentes.
Em caso de emergências, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Além do alerta de chuvas intensas para todos os municípios, há também um aviso de “perigo potencial” para algumas cidades específicas do Estado, como Araripe, Barbalha, Jardim, Jati, Penaforte e Salitre. Nessas localidades, as chuvas podem ser entre 20 mm/h e 30 mm/h, ou até 50 mm/dia, com ventos de até 60 km/h. Esses municípios devem ficar atentos às orientações das autoridades locais, já que a previsão é de que a intensidade das chuvas e dos ventos pode causar transtornos.
A explicação para as chuvas intensas no Ceará está ligada à atuação de um fenômeno meteorológico conhecido como Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que deve atuar principalmente na quinta-feira (6). Esse fenômeno, combinado com a proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal indutor de chuvas no Estado, resulta na formação de nuvens carregadas e na precipitação de chuvas intensas. Além disso, o avanço de áreas de instabilidade, o relevo elevado das regiões cearenses, os efeitos locais da brisa marítima e terrestre, e as condições de temperatura e umidade também colaboram para a ocorrência das chuvas.
Dado o grande volume de chuvas esperado para os próximos dias, é fundamental que os moradores de todo o Estado fiquem atentos às previsões meteorológicas e sigam as orientações das autoridades. O risco de alagamentos e quedas de energia é real, e os cuidados com segurança devem ser priorizados. Além disso, a população deve estar atenta ao monitoramento contínuo da Defesa Civil e outras entidades competentes, que estarão à disposição para fornecer informações atualizadas.
O Ceará enfrenta um período de chuvas intensas, com risco de grandes volumes de precipitação e ventos fortes até a sexta-feira (7), o que representa perigo para todos os 184 municípios. A orientação das autoridades é que a população esteja preparada para os possíveis impactos, como alagamentos, quedas de árvores, e cortes de energia, e siga as instruções de segurança para minimizar os riscos. A situação exige atenção, especialmente nas regiões litorâneas, Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns, onde as chuvas podem ser mais fortes.
Leia também | Janeiro de 2025 foi o mês mais quente já registrado no planeta, indica levantamento
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.