Durante a noite, a instabilidade se estendeu por outras cidades da Campanha Gaúcha e do sul do estado, como Bagé, Pelotas e Rio Grande.
Vídeo mostra supercélula de chuva avançando do Uruguai ao Rio Grande do Sul
Na quarta-feira (5), uma poderosa frente fria avançou da Patagônia, entre Argentina e Uruguai, trazendo tempestades fortes e intensas à região sul do Brasil. A área de baixa pressão associada a esse sistema meteorológico entrou no Rio Grande do Sul pela fronteira sul, afetando cidades como Chuí, Santa Vitória do Palmar, Jaguarão e Aceguá. Durante a noite, a instabilidade se estendeu por outras cidades da Campanha Gaúcha e do sul do estado, como Bagé, Pelotas e Rio Grande.
![Vídeo mostra supercélula de chuva avançando do Uruguai ao Rio Grande do Sul](https://gcmais.com.br/wp-content/uploads/2025/02/savevid-net_476625632_473338742513188_5658239511163658128_n-1-577x1024.jpg)
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A Metsul Meteorologia registrou o avanço de uma supercélula de tempestade em Cerro Chato, cidade uruguaia a cerca de 200 km de Chuí, que foi capturada pelo fotógrafo e estudante de meteorologia, Mati Medeiros. Essa nuvem severa, associada a fortes tempestades, pode gerar granizo e vendavais, aumentando o risco de alagamentos e danos em áreas localizadas. O sistema de instabilidade tem avançado para o extremo sul do estado, com alerta de tempo severo em áreas do Chuí e Santa Vitória do Palmar.
Vídeo mostra supercélula de chuva avançando do Uruguai ao Rio Grande do Sul
Ver essa foto no Instagram
Apesar de o sistema enfraquecer ao longo da quinta-feira (7/2), a Metsul alerta para a possibilidade de temporais isolados atingirem mais cidades gaúchas devido à instabilidade atmosférica. O tempo quente e a alta umidade podem favorecer o desenvolvimento de nuvens com grande potencial para tempestades de forte intensidade, principalmente entre a tarde e a noite.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A maior parte do estado verá o predomínio do sol entre nuvens, com aumento da nebulosidade durante o dia. No entanto, o quadro de estiagem que afeta a região não será resolvido pela chuva, que continuará sendo irregular e espaçada. A fronteira com o Uruguai, oeste e sul do estado devem continuar sem precipitação.
Porto Alegre e a região metropolitana devem observar um aumento da nebulosidade ao longo da tarde e altas chances de chuva, com a possibilidade de tempestades localizadas. O risco de vendavais, granizo e alagamentos é alto em razão da temperatura elevada e da atmosfera instável.
O Ceará está sob um alerta de chuvas intensas, com risco de precipitações entre 50 mm e 100 mm por dia até as 10h de sexta-feira (7). A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu o aviso de perigo para todos as 184 cidades cearenses. Além das chuvas volumosas, são esperados ventos fortes, com rajadas de até 100 km/h. O estado de alerta também se estende para outros estados nordestinos, como Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas.
A previsão meteorológica para o Ceará, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), indica chuvas para todo o Estado na quinta-feira (6), com maior intensidade no período da tarde e noite. A previsão é que as chuvas variem de fracas a moderadas, mas em regiões do litoral, Ibiapaba, norte do Sertão Central e Inhamuns, podem ocorrer chuvas fortes. Para a sexta-feira (7), as chuvas deverão atingir principalmente a faixa litorânea, Ibiapaba e o norte do Sertão Central, com menor volume de precipitações no Centro-Sul do Estado. Já no sábado (8), a previsão é de chuvas também na faixa litorânea e na Ibiapaba, com as condições mais favoráveis para precipitações durante a madrugada e à tarde.
As chuvas intensas, que podem chegar a 30 mm/h ou 60 mm/h, aumentam o risco de alagamentos, quedas de árvores e galhos, descargas elétricas e até cortes no fornecimento de energia elétrica. O aviso de perigo foi classificado pelo Inmet como o segundo nível de alerta em uma escala de três, o que significa que a situação exige atenção redobrada, mas não é considerada uma emergência. Para o período de alerta, a orientação é que a população evite se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de quedas e descargas elétricas, não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda e, se possível, desligue aparelhos elétricos, além de tomar cuidados com a segurança durante a chuva.
Leia também | Ceará tem alerta de chuvas intensas de até 100 mm para todas as 184 cidades
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
![WhatsApp do GCMais](https://i.imgur.com/FMht7bS.png)
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS
![Resultado da Super Sete, concurso 655 de hoje, sexta-feira (07/02)](https://gcmais.com.br/wp-content/uploads/2024/01/resultado-da-super-sete-501-de-hoje-segunda-feira-2901-150x150.png)
Resultado da Super Sete, concurso 655 de hoje, sexta-feira (07/02)
![Resultado da Dupla Sena 2773 de hoje, sexta-feira (07/02)](https://gcmais.com.br/wp-content/uploads/2024/01/resultado-da-dupla-sena-2623-de-hoje-segunda-feira-2901-150x150.jpeg)
Resultado da Dupla Sena 2773 de hoje, sexta-feira (07/02)
![Resultado da Lotomania, concurso 2732 de hoje, sexta-feira (07/02)](https://gcmais.com.br/wp-content/uploads/2024/01/resultado-da-lotomania-2578-de-hoje-segunda-feira-2901-150x150.jpeg)
Resultado da Lotomania, concurso 2732 de hoje, sexta-feira (07/02)
![Resultado da Lotofácil concurso 3314 de hoje, sexta-feira (07/02)](https://gcmais.com.br/wp-content/uploads/2024/01/resultado-lotofacil-3016-de-hoje-segunda-feira-2901-150x150.jpg)