O pontífice, que assumiu o cargo em 2013, tem mostrado grande resiliência diante dos desafios de saúde que enfrentou.
Papa Francisco tem dificuldade respiratória e pede para assessor ler discurso
O Papa Francisco, de 88 anos, enfrentou dificuldades respiratórias neste domingo (9), devido à bronquite, e precisou delegar a leitura de seu discurso durante a Santa Missa do Jubileu das Forças Armadas, polícia e agentes de segurança. Durante a homilia, o pontífice se viu obrigado a passar o comando para um assessor, explicando que suas dificuldades respiratórias estavam prejudicando sua capacidade de continuar a leitura. Após o intervalo, Francisco retomou o comando para a oração mais curta do Angelus, onde rezou pela paz em diversas zonas de conflito ao redor do mundo. “Peço desculpas e peço que outro sacerdote continue lendo por causa das minhas dificuldades respiratórias”, disse o Papa, que tem enfrentado complicações de saúde nos últimos dias.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Em um comunicado divulgado pela Santa Sé, foi informado que o Papa Francisco continuará suas atividades, mas em um formato mais restrito nos próximos dias, devido à bronquite. “As audiências do Papa Francisco serão realizadas na Casa Santa Marta, sua residência no Vaticano, nesta sexta-feira (7) e sábado (8)”, afirmou o Vaticano. Nos dias anteriores, o pontífice já havia enfrentado dificuldades de fala devido a um forte resfriado, que o levou a pedir que outro assistente lesse seu catecismo na audiência semanal da quarta-feira (5).
Ver essa foto no Instagram
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Os problemas respiratórios de Francisco não são novidades, já que ele teve parte de um de seus pulmões removido quando era jovem, o que pode contribuir para sua vulnerabilidade a complicações respiratórias. Em 2023, o Papa foi hospitalizado por três noites com bronquite, e se recuperou com antibióticos. Sua saúde tem sido motivo de preocupação nos últimos anos, com episódios de dores no joelho e quadril, além de uma queda recente que o obrigou a imobilizar o braço. Em junho de 2023, o Papa também passou por uma cirurgia de hérnia abdominal.
O pontífice, que assumiu o cargo em 2013, tem mostrado grande resiliência diante dos desafios de saúde que enfrentou. Embora precise ajustar suas atividades, continua a cumprir seu papel espiritual e de liderança, com o apoio de sua equipe e do público fiel. A Santa Sé não indicou uma previsão para sua recuperação total, mas a situação será monitorada de perto.
A comunidade católica mundial continua orando pela saúde do Papa Francisco, que, apesar das dificuldades, segue sendo um símbolo de fé e dedicação para milhões de pessoas em todo o mundo.
Leia também | Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visita Fortaleza; veja programação
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Ataque no Museu Judaico deixa dois funcionários da embaixada de Israel mortos em Washington

Em Cingapura, Lady Gaga sai para tomar cerveja e brasileiros reagem: “Aqui nem na varanda”

Joe Biden é diagnosticado com câncer de próstata agressivo, informa gabinete
