Gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse estar comprometido com o acordo de cessar-fogo
Hamas violou cessar-fogo e Israel vai preparar maior nível de alerta em Gaza, diz ministro
O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, disse nesta segunda-feira, 10, que o plano do Hamas de atrasar a próxima libertação de reféns era “uma violação completa” do acordo de cessar-fogo e que ele instruiu os militares israelenses a estarem no mais alto nível de alerta.
![Hamas violou cessar-fogo e Israel vai preparar maior nível de alerta em Gaza, diz ministro](https://gcmais.com.br/wp-content/uploads/2025/02/hamas-violou-cessar-fogo-e-israel-vai-preparar-maior-nivel-de-alerta-em-gaza-diz-ministro-1024x697.jpeg)
O gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse estar comprometido com o acordo de cessar-fogo e que vai encarar qualquer violação pelo Hamas com severidade. O Fórum de Reféns e Famílias Desaparecidas, que representa muitas das famílias de reféns israelenses, apelou aos países mediadores para que restabeleçam o acordo existente.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Já o porta-voz do Hamas, Abu Obeida, acusou Israel de continuar a obstruir disposições importantes do acordo ao não permitir que os palestinos retornassem ao norte de Gaza, realizar ataques em toda a Faixa de Gaza e não facilitar a entrada de ajuda humanitária.
Mediadores árabes revelaram ao Wall Street Journal que atrasos em bens que poderiam ajudar com moradia em Gaza durante a estação de inverto têm sido um problema desde os primeiros dias do acordo firmado em 19 de janeiro. Sob o acordo, Israel deveria facilitar a entrada de 60 mil casas móveis e 200 mil tendas para os moradores de Gaza, mas não o fez, disseram os mediadores. Uma autoridade israelense disse que Israel havia fornecido ainda mais tendas do que havia se comprometido.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Também nesta segunda-feira, o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, encerrou um sistema controverso que dava auxílio financeiro às famílias de prisioneiros palestinos, incluindo aqueles condenados em ataques mortais a Israel. A medida visa melhorar as relações com a nova administração do presidente Donald Trump. Os EUA, junto com Israel, disseram que o chamado “fundo dos mártires” recompensava a violência contra Israel.
*Com informações da Associated Press e da Dow Jones Newswires.
Leia também | Azul: voos saindo de Juazeiro do Norte não terão mais como destino Fortaleza e Recife, apenas Campinas
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
![WhatsApp do GCMais](https://i.imgur.com/FMht7bS.png)
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS
![UE promete retaliações ‘firmes e proporcionais’ contra tarifas dos EUA sobre aço e alumínio](https://gcmais.com.br/wp-content/uploads/2025/02/0-12-150x150.jpeg)
UE promete retaliações ‘firmes e proporcionais’ contra tarifas dos EUA sobre aço e alumínio
![Trump impõe tarifas de 25% sobre aço e alumínio; medida afeta comércio brasileiro](https://gcmais.com.br/wp-content/uploads/2025/02/2025-02-10t223306z_866632265_rc2wrca7q1hq_rtrmadp_3_usa-trump_0-150x150.webp)
Trump impõe tarifas de 25% sobre aço e alumínio; medida afeta comércio brasileiro
![Ministro do TCU diz que ainda não há solução sobre gasto de R$ 13 bi do Pé-de-Meia](https://gcmais.com.br/wp-content/uploads/2024/03/pe-de-meia-150x150.jpeg)
Ministro do TCU diz que ainda não há solução sobre gasto de R$ 13 bi do Pé-de-Meia
![Papa Francisco tem dificuldade respiratória e pede para assessor ler discurso](https://gcmais.com.br/wp-content/uploads/2025/02/papa-falta-de-ar-1005859-150x150.avif)