Avião caiu em uma área de floresta nas proximidades de Manaus (AM)
FAB abate avião venezuelano que entrou clandestinamente no espaço aéreo do Brasil
A Força Aérea Brasileira (FAB) abateu um avião venezuelano suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas. A aeronave entrou ilegalmente no espaço aéreo brasileiro na manhã desta terça-feira, 11, e desobedeceu às ordens de pouso forçado.
![FAB abate avião venezuelano que entrou clandestinamente no espaço aéreo do Brasil](https://gcmais.com.br/wp-content/uploads/2025/02/novo-projeto-2025-02-12t233314-677.jpg)
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Após a interceptação com tiros, o avião caiu em uma área de floresta nas proximidades de Manaus (AM). De acordo com a corporação, a medida é utilizada como último recuso, após a aeronave descumprir todos os procedimentos estabelecidos e continuar o voo ilícito.
Dois homens que pilotavam a aeronave foram encontrados mortos. Durante a operação, realizada em conjunto com a Polícia Federal (PF), os agentes localizaram um carregamento de drogas dentro do avião, cuja quantidade ainda está sendo avaliada.
Segundo a FAB, a aeronave não tinha identificação e foi detectada invadindo o espaço aéreo brasileiro. Diante disso, foram iniciadas “medidas de averiguação” para identificar sua procedência. Os procedimentos adotados seguem o Decreto nº 5 144, de 2004, que regulamenta a chamada “Lei do Abate”.
Ver essa foto no Instagram
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Os militares ordenaram que o avião alterasse a rota e pousasse em um aeródromo na região amazônica. Como não houve resposta, tiros de aviso foram disparados. Após a continuidade do voo irregular, a FAB classificou a aeronave como “hostil” e aplicou o Tiro de Detenção (TDE), recurso extremo utilizado para impedir a continuidade do voo ilícito.
“Não atendendo aos procedimentos coercitivos descritos no Decreto nº 5.144, a aeronave foi classificada como hostil e, dessa forma, submetida ao Tiro de Detenção (TDE), que consiste no disparo de tiros, com a finalidade de impedir a continuidade do voo. Essa medida é utilizada como último recurso, após a aeronave interceptada descumprir todos os procedimentos estabelecidos e forçar a continuidade do voo ilícito”, informou a FAB.
Leia também | Justiça Federal suspende cobrança de ingressos e obras no Parque Nacional de Jericoacoara
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
![WhatsApp do GCMais](https://i.imgur.com/FMht7bS.png)
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS
![Pai é morto a tiros e filha é baleada em ataque a residência em Caucaia, no Ceará](https://gcmais.com.br/wp-content/uploads/2025/02/2-19-150x150.jpg)
Pai é morto a tiros e filha é baleada em ataque a residência em Caucaia, no Ceará
![Quando será o primeiro eclipse de 2025 e como ele poderá ser visto no Brasil?](https://gcmais.com.br/wp-content/uploads/2025/02/13875868715_8da5632c16_o-150x150.webp)
Quando será o primeiro eclipse de 2025 e como ele poderá ser visto no Brasil?
![Janeiro de 2025 registra redução de 27,1% nos roubos no Ceará](https://gcmais.com.br/wp-content/uploads/2025/01/captura-de-tela-139-150x150.png)
Janeiro de 2025 registra redução de 27,1% nos roubos no Ceará
![Após sete anos, acusado de matar ‘Gegê do Mangue’ e ‘Paca’ vai a júri popular](https://gcmais.com.br/wp-content/uploads/2025/02/gege-e-paca-jpg-150x150.webp)