Especialista afirma que o sucesso na gestão corporativa depende da capacidade de mobilizar talentos e gerar confiança

Como um líder pode superar a timidez e estabelecer uma comunicação assertiva
A timidez pode ser um desafio na liderança, mas não impede que um profissional seja respeitado e influente. Superar barreiras na comunicação e se tornar um líder seguro, mesmo sendo tímido, exige estratégias que desenvolvam a autoconfiança e aprimorem a capacidade de se expressar.

É o que garante Giovanni Begossi, especialista em comunicação e bicampeão brasileiro de oratória: “A timidez pode representar um desafio a mais para quem deseja ocupar posições de liderança, mas não impede que um profissional seja firme e bem posicionado. Desenvolver a comunicação e a autoconfiança são passos essenciais para exercer a função com segurança”, revela.
O primeiro aspecto a ser trabalhado é o aprimoramento da comunicação. A timidez pode dificultar interações em grupos maiores, mas estratégias como se preparar com antecedência, trabalhar de forma mais objetiva e utilizar a tecnologia para facilitar o diálogo, ajudam a aumentar a influência no ambiente corporativo.
“A melhor forma de destravar é aprimorar os 3 Cs da comunicação: a clareza, a confiança e o convencimento. Melhorar a clareza significa eliminar a prolixidade, os vícios de linguagem e conquistar uma dicção melhor. Quando a pessoa supera o nervosismo de falar em público – e para isso existem técnicas e exercícios práticos – ela conquista a confiança das pessoas. E para o convencimento, também existem técnicas de argumentação para uma comunicação altamente persuasiva, é absolutamente possível convencer as pessoas a fazerem o que tem que ser feito”, conta o especialista.
Ainda de acordo com Begossi, que também é palestrante internacional e possui o maior perfil da América Latina dedicado à oratória, identificar dificuldades e reconhecer habilidades – ou seja, o autoconhecimento – permite se planejar e aprimorar a interação com equipe e demais colaboradores.
“A preparação é outro fator determinante. Dominar o conteúdo de reuniões e apresentações reduz a insegurança e melhora a desenvoltura ao falar. Técnicas de respiração ajudam a controlar o nervosismo e evitam bloqueios no momento da exposição”, destaca Begossi.
De acordo com o especialista, a linguagem corporal também influencia no posicionamento de um líder. Contato visual, postura firme e gestos equilibrados reforçam a credibilidade e transmitem segurança, independente do tom de voz, se mais ou menos comedido. Praticar oratória e buscar feedbacks contribuem para aperfeiçoar a clareza e a objetividade na comunicação. “Comunicação é a habilidade mais importante do mundo, seja para vender suas ideias, produtos ou serviços. A boa notícia é que ela pode ser treinada com técnicas comprovadas cientificamente e traz resultados surpreendentes”, finaliza.
Sobre o especialista: Giovanni Begossi, mais conhecido como El Professor da Oratória, possui 13 anos de estudos dedicados à comunicação, também é advogado e bicampeão brasileiro de oratória. Palestrante e professor de argumentação internacional, foi por meio da comunicação que deixou de ser um “nerd anti social” e ganhou mais de 20 prêmios de debate e oratória em três idiomas diferentes: inglês, espanhol e português. Referência no ramo, é criador dos métodos Hiper Persuasão, Oratória Viral e Destrave Sua Comunicação, além de mentor de grandes influenciadores, empresários multimilionários, ex-BBBs, políticos, atletas profissionais e até desembargadores. Possui o maior perfil de comunicação e oratória da América Latina com quase 4 milhões de seguidores nas redes. @elprofessordaoratoria

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS
Paradoxo entre desemprego e sobra de vagas começa no recrutamento, afirma especialista
Dados da Gupy mostram que prioridades profissionais mudaram e novas gerações preferem qualidade de vida
91% dos colaboradores brasileiros dizem gostar de realizar viagens a trabalho, aponta pesquisa inédita
