televisão

Roberto Gómez Bolaños, ator de Chaves, faria 96 anos nesta sexta-feira (21)

O personagem Chaves estreou em 1971 e rapidamente se tornou um fenômeno cultural. Além de atuar, Bolaños também era roteirista e escreveu livros e peças teatrais

Compartilhe:
21 de fevereiro de 2025
Portal GCMAIS

Roberto Gómez Bolaños, ator que ficou imortalizado por interpretar o clássico Chaves, faz aniversário nesta sexta-feira, 21 de fevereiro, e estaria completando 96 anos de idade se ainda estivesse vivo. Ele morreu em 2014, aos 85 anos, em Cancún, onde residiu durante os últimos anos de vida, vítima de uma parada cardíaca.

Roberto Gómez Bolaños, ator de Chaves, faria 96 anos nesta sexta-feira (21)
Foto: Divulgação

Atualmente, uma série está sendo produzida para contar a trajetória do ator. “Chespirito: Sem Querer Querendo”, que chegará à plataforma de streaming Max no segundo semestre de 2025, abordará os bastidores da famosa série “Chaves” (1973-1980) e outros momentos marcantes da trajetória do artista.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Roberto Gómez Bolaños, ator de Chaves, completaria hoje 96 anos se estivesse vivo

Também conhecido como Chespirito, Roberto Gómez Bolaños nasceu em 21 de fevereiro de 1929 na Cidade do México. Filho de um ilustrador e uma secretária, ele teve uma infância marcada por dificuldades, após a morte prematura do pai. Embora tenha estudado engenharia, Bolaños nunca exerceu a profissão, optando por seguir carreira nas artes.

Iniciou a trajetória profissional como redator em uma agência de publicidade e logo se destacou como roteirista na televisão mexicana. Nos anos 60, seus roteiros para programas de sucesso o colocaram em evidência, mas foi na década seguinte que alcançou a consagração, com a criação dos icônicos personagens Chaves e Chapolin Colorado. Esses programas, que misturavam humor e crítica social, conquistaram corações em toda a América Latina e foram exportados para mais de 50 países.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O personagem Chaves, um garoto travesso que vive em uma vila, estreou em 1971 e rapidamente se tornou um fenômeno cultural. Com bordões memoráveis, como “Foi sem querer querendo”, Chaves se tornou um dos principais símbolos da televisão latino-americana. Chapolin Colorado, um super-herói cômico que parodiava os heróis tradicionais, também fez sucesso internacional.

Além de atuar, ele escreveu livros e peças teatrais. Em 1992, recebeu o Prêmio de Literatura da Sociedade Geral de Escritores do México pelas contribuições que fez ao mundo do entretenimento.

Na vida pessoal, Roberto foi casado por quase duas décadas e teve seis filhos antes de se unir à atriz Florinda Meza, que interpretou Dona Florinda em suas produções. Bolaños faleceu em 28 de novembro de 2014, aos 85 anos.

Leia também | Série sobre Roberto Bolaños tem elenco divulgado e estreia em 2025; veja quem é quem

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.