A Operação Gênesis, que já está na 14ª fase, começou a partir de uma investigação do Ministério Público iniciada em 2016
Operação do MP investiga agentes e ex-agentes de segurança envolvidos com facções
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) deflagrou na manhã desta terça-feira (18) a 14ª fase da Operação Gênesis, que cumpre mandados contra integrantes de facções criminosas nos municípios de Fortaleza e Itaitinga. A investigação indica o envolvimento de traficantes com agentes de segurança. O grupo é formado, em sua maioria, por agentes e ex-agentes de segurança pública e pequenos e médios traficantes locais.

Nesta terça, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em endereços de Fortaleza e Itaitinga, além de três outros mandados no sistema penitenciário. A operação é resultado de denúncia apresentada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPCE contra nove integrantes de facções, com atuação principalmente na capital cearense. Além de integrar organização criminosa, os alvos também foram denunciados por tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ilegal de arma de fogo.
A 14ª fase da operação foi tocada com o apoio da Polícia Civil do Ceará (PCCE) e da Secretaria de Administração Penitenciária e de Ressocialização do Estado (SAP). Os mandados judiciais foram deferidos pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Operação do MP investiga agentes e ex-agentes de segurança envolvidos com facções
Ainda conforme a investigação, o grupo, formado por traficantes e agentes de segurança, praticaram uma série de crimes de forma estruturada, incluindo extorsão, organização criminosa e comércio ilegal de arma de fogo. Os alvos eram cuidadosamente escolhidos entre traficantes com grande poder aquisitivo ou que já tinham alguma passagem pela polícia, o que facilitava as exigências, as abordagens e o alcance das vantagens cobradas pelo grupo. Os agentes públicos tinham acesso ao sistema de informações da polícia para selecionar as “vítimas” e planejar as ações.
Histórico
A Operação Gênesis teve início a partir de uma investigação do Ministério Público iniciada em 2016. À época, o objetivo era apurar a ação de grupos ligados a organizações criminosas, responsáveis pelo tráfico de drogas e armas, assaltos e homicídios em Fortaleza e Região Metropolitana. A investigação do MPCE contou com o apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS).
Na primeira fase da Operação Gênesis, deflagrada em setembro de 2020, foram cumpridos 17 mandados de prisão e de busca e apreensão em Fortaleza e em Maracanaú. Do total de alvos, nove eram policiais militares da ativa, três eram policiais civis da ativa e cinco eram civis (sendo quatro homens suspeitos de atuarem como traficantes e um policial civil aposentado, apontado como o líder da organização criminosa).
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Na segunda fase da Operação, deflagrada em outubro de 2020, foram cumpridos 16 mandados de prisão e de busca e apreensão em Fortaleza e em Caucaia. Entre os alvos estavam três policiais militares e três policiais civis da ativa, nove suspeitos de tráfico de drogas e um ex-policial militar.
Na terceira fase da Operação, em maio de 2021, foram cumpridos 26 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, sendo 21 contra integrantes de organizações criminosas (08 já recolhidos ao sistema penitenciário estadual) e cinco contra policiais militares do Ceará em Fortaleza e em Caucaia.
Na quarta fase da Operação, em julho de 2021, foram cumpridos 12 mandados de prisão preventiva e busca e apreensão, dentre eles 7 mandados de condução coercitiva em desfavor dos policiais militares e um mandado de prisão contra o militar apontado como líder do grupo, além de medidas cautelares restritivas em desfavor de todos dos suspeitos.
Na quinta fase da Operação, em setembro de 2021, foram cumpridos 5 mandados de prisão preventiva e busca e apreensão nas cidades de Fortaleza e Pacatuba, havendo, ainda, o cumprimento dos mandados em 3 unidades prisionais do Estado do Ceará. Na ocasião foi desarticulada uma organização criminosa dedicada ao tráfico de drogas ilícitas, receptação e desmanche de veículos roubados.
Na sexta fase da operação, em fevereiro de 2022, foram cumpridos 07 mandados de prisão preventiva e 10 de busca e apreensão na cidade de Fortaleza/CE, tendo como alvos indivíduos ligados ao núcleo de uma facção criminosa, com atuação no bairro Jangurussu, e com dedicação ao tráfico de drogas ilícitas, comercialização ilegal de arma de fogo, roubo de veículos, além da prática de homicídios.
Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Na sétima fase, em abril de 2022, foram cumpridos 11 mandados de prisão preventiva e 12 mandados de busca e apreensão na cidade de Fortaleza, na região metropolitana e no interior do Estado. Na ocasião, foi desarticulado um núcleo que integra uma facção criminosa, com envolvimento em tráfico de drogas ilícitas, comercialização ilegal de arma de fogo, dentre outros crimes, com atuação preponderante na região dos Bairros Serrinha e Itaoca, em Fortaleza.
Na oitava fase, em julho de 2022, foram cumpridos 06 mandados de prisão preventiva e 09 de busca e apreensão na capital e na região metropolitana do Estado. Na oportunidade, foi desarticulada uma organização criminosa encabeçada por um policial militar que contava com o auxílio de narcotraficantes, cujo objetivo era identificar indivíduos envolvidos em ações criminosas para, posteriormente, obter vantagens ilícitas. Tem-se que o grupo atuava em Fortaleza e era suspeito de envolvimento em crimes de extorsão, tráfico de drogas ilícitas, de integrar organização criminosa, dentre outros crimes.
Na nona e décima fase, em fevereiro de 2023, foram cumpridos 05 mandados de prisão preventiva e 31 mandados de busca e apreensão na capital e na região metropolitana do Estado. Na ocasião, descortinou-se a existência de uma organização criminosa encabeçada por um policial militar, a qual era formada, eminentemente, por policiais militares e por pequenos e médios traficantes locais. Denotou-se que o grupo foi responsável pela prática de uma série de graves infrações penais, dentre elas: extorsões, roubos, tráfico ilícito de entorpecentes, associação para o tráfico, corrupção passiva e o comércio irregular de armas e munições.
Leia também | Operação mira empresa que teria desviado munições para o crime organizado no Ceará
Na décima primeira fase, deflagrada em 05 de março de 2025, foi cumprido 01 mandado de busca e apreensão contra um integrante de facção criminosa com atuação no bairro Alagadiço Novo, nesta urbe.
Na décima segunda fase, deflagrada em maio de 2024, foram cumpridos 5 mandados de prisão preventiva em desfavor de policiais militares. Eles são acusados de cometer os crimes de organização criminosa, extorsão, tráfico de drogas, associação para o tráfico e comércio irregular de arma de fogo.
Na décima terceira fase, em 29 de maio de 2024, foram cumpridos 5 mandados de busca e apreensão em desfavor de integrantes de uma organização criminosa oriunda do Estado do Ceará. O principal alvo era o armeiro desta facção, ou seja, o responsável pela manutenção e fornecimento de armas de fogo para a Orcrim.
Ao total, já foram expedidos 110 mandados de prisão preventiva, assim como 151 mandados de busca e apreensão nas quatorze fases da Operação Gênesis. Os mandados foram expedidos pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas e pela Vara da Auditoria Militar do Estado do Ceará.

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Ministro Camilo Santana participa da inauguração do Hospital Universitário do Ceará

Mulher furta boné de R$ 200 e esconde produto dentro das calças em loja do Centro

Ceará registra chuva em ao menos 150 municípios entre segunda (17) e terça-feira (18)
