TURISMO RELIGIOSO

Nova imagem de Padre Cícero e Monsenhor Murilo, com 13 metros de altura, será inaugurada em Maracanaú

O monumento, que tem 13 metros de altura, será entregue oficialmente pela Prefeitura Municipal na próxima quarta-feira, (26), a partir das 17h

Compartilhe:
21 de março de 2025
Portal GCMAIS

A cidade de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), ganha um novo marco de fé e devoção com a inauguração da Nova Imagem de Padre Cícero geminada com Monsenhor Murilo de Sá Barreto. O monumento, que tem 13 metros de altura, será entregue oficialmente pela Prefeitura Municipal na próxima quarta-feira, (26), a partir das 17h. Localizada na Rotatória da Avenida 4 de Julho, conhecida como Rotatória do Caranguejo, no bairro Jereissati, a escultura foi confeccionada pelo artista Júlio Silveira e visa impulsionar o turismo religioso na região.

Nova imagem de Padre Cícero e Monsenhor Murilo, com 13 metros de altura, será inaugurada em Maracanaú
Foto: Divulgação/Prefeitura de Maracanaú

A imagem representa Padre Cícero Romão Batista, considerado um símbolo da religiosidade nordestina, ao lado de Monsenhor Murilo de Sá Barreto, importante líder religioso de Juazeiro do Norte. O Monsenhor é lembrado por sua atuação em defesa dos pobres e por sua luta pela reabilitação de Padre Cícero perante a Igreja Católica. Ele também foi um dos principais responsáveis por transformar Juazeiro do Norte em um dos maiores centros de romaria do Brasil, recebendo anualmente mais de dois milhões de peregrinos.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A Prefeitura de Maracanaú investiu R$ 620 mil na construção do monumento, que foi feito com estrutura metálica revestida com poliuretano de alta densidade, fibra de vidro, resina, pó de pedra e pintura especial, garantindo durabilidade e imponência à obra.

Padre Cícero: um símbolo da fé nordestina

Padre Cícero Romão Batista nasceu no Crato, em 24 de março de 1844, e faleceu em Juazeiro do Norte, em 20 de julho de 1934. Sacerdote católico, líder religioso e figura política, ele é considerado um dos maiores nomes da história do Ceará. Sua influência se consolidou com o milagre eucarístico de 1889, quando, durante uma missa, uma hóstia teria se transformado em sangue na boca da beata Maria de Araújo. O fenômeno fortaleceu sua fama entre os romeiros e impulsionou Juazeiro do Norte como um importante centro de peregrinação.

Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Além de seu papel religioso, Padre Cícero teve uma carreira política relevante, sendo o primeiro prefeito de Juazeiro do Norte, deputado federal eleito e vice-governador do Ceará. Apesar de ter sido suspenso das ordens sacerdotais, sua reabilitação ocorreu em 2015, e seu processo de beatificação foi autorizado pelo Papa Francisco em 2020, primeiro passo para seu reconhecimento oficial como santo pela Igreja Católica.

Monsenhor Murilo: o vigário do Nordeste

Monsenhor Francisco Murilo de Sá Barreto (1930-2005) foi um dos mais importantes líderes religiosos de Juazeiro do Norte. Durante mais de 40 anos, serviu como pároco da Basílica de Nossa Senhora das Dores, dedicando sua vida ao acolhimento dos romeiros e à preservação da tradição religiosa da cidade. Seu trabalho foi essencial para o fortalecimento das romarias e para manter viva a memória e o legado de Padre Cícero.

Leia também | Projeto para crianças com Autismo e Síndrome de Down é anunciado na Câmara Municipal de Fortaleza

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.