A variedade dos produtos e a flexibilidade na quantidade a ser comprada são elementos destacados pelos compradores que preferem esse modelo
Quantidade personalizada: venda de alimentos a granel volta a ganhar popularidade
A venda de produtos a granel, prática antiga, vem ganhando espaço e conquistando o paladar dos consumidores. Cafés, feijões, farinhas, temperos e uma variedade de itens são oferecidos nesse formato, que permite ao cliente comprar a quantidade exata de que precisa, de modo a evitar desperdícios.

Para muitos, como o aposentado Veriano Portela, a experiência de comprar a granel é mais satisfatória. “A qualidade é melhor, você vê o produto que pega com a mão, sente o que quer”, afirma. Já Dona Ana Nery reforça a vantagem de adquirir produtos frescos. “O feijão sempre verde é melhor, muito fresquinho. E a gente compra esses outros feijões que ficam mais tempo, mas o custo não é tão bom”, diz.
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A flexibilidade na quantidade é outro atrativo. “Não é obrigado o cliente levar um quilo. Aqui a gente vende a partir de meio quilo, às vezes, dependendo do preço do produto, pode ser até menos”, explica a comerciante Raquel de Abreu. Ela também destaca a economia proporcionada pela compra a granel, como no caso do amido e do polvilho azedo, que saem mais baratos do que em pacotes.
Venda de alimentos a granel volta a ganhar popularidade
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A naturalidade dos produtos é outro ponto destacado pela comerciante. “São produtos naturais, sem conservantes. Para a nossa saúde, tem que ser os naturais”, ressalta. Além disso, a rotatividade dos itens garante frescor, conforme a comerciante Edna Lacerda: “os nossos temperos são sempre novos, sempre saindo e chegando. No supermercado, às vezes, demora mais para sair, mas na granel a saída é melhor.”
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Para dona Marinete Almeida, a compra de temperos a granel faz toda a diferença no sabor da comida. “Gostoso, dá mais sabor. E aqui eu compro todos os meus temperos. Sai mais barato? Com certeza, você compra a quantidade que quer e vai usar”, afirma.
A variedade de frutas e verduras também chama a atenção. A jornalista Vilani Praciano destaca a possibilidade de encontrar itens incomuns nos supermercados. “Eu vim aqui atrás de novidade, frutas que não tem no supermercado. Por exemplo, tem murici. Tem graviola, tem ata boa, tem tangerinas maravilhosas, tem abacaxis bem docinhos.”
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