Medicamentos isentos de prescrição podem ter reajustes em momentos distintos
Após reajuste, remédios vão ficar mais caros a partir desta terça-feira (1º)
Os preços dos remédios no Brasil podem ficar até 5,06% mais caros a partir desta terça-feira, (1º). O reajuste foi oficializado no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira, (31), e foi definido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed). O aumento estabelecido vigora até 31 de março de 2026 e se aplica a aproximadamente 80% a 90% dos remédios disponíveis no mercado. Medicamentos isentos de prescrição podem ter reajustes em momentos distintos.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
No Ceará, a expectativa é que o aumento médio seja de 3,48%, abaixo do teto nacional. O percentual de reajuste varia conforme o nível de concorrência dos medicamentos, sendo estabelecido da seguinte forma: O nível 1, considerado o de menor concorrência, terá um reajuste de até 5,06%; o nível 2, que abrange remédios de concorrência moderada, vão aumentar o preço em até 3,83%; já no nível 3, dos medicamentos de maior concorrência, ficarão mais caros com um aumento de até 2,60% em todo o Brasil.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O reajuste considera vários fatores, incluindo o índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dos últimos 12 meses, produtividade das indústrias farmacêuticas e custos adicionais não captados pela inflação, como variação cambial e aumento nas tarifas de energia elétrica.
A regulação de preços da Cmed visa equilibrar os custos, para consumidores e garantir a estabilidade do mercado farmacêutico. Com a nova tabela em vigor, farmácias e distribuidoras do Brasil devem ajustar os valores dos remédios, entre os mais baratos e mais caros, dentro dos limites estabelecidos.
Leia também | Imposto de Renda 2025: Declaração pré-preenchida será liberada nesta terça-feira (1º)
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Pesquisadores da UFC desenvolvem nova fórmula para tratamento da Doença de Chagas

Redução no horário das faixas exclusivas de ônibus em Fortaleza gera preocupação entre usuários e motoristas

Com espetáculos e cinema, Centro Dragão do Mar oferece programação gratuita na Semana Santa
