EDUCAÇÃO

Enem 2025: prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição começa em 14 de abril

A solicitação de isenção será realizada exclusivamente pela página do participante do Enem

Compartilhe:
31 de março de 2025
Portal GCMAIS

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou, na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 31 de março, que o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 começará no dia 14 de abril e se estenderá até o dia 25 do mesmo mês.

Enem 2025: prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição começa em 14 de abril
Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Têm direito ao benefício da isenção estudantes que estão no último ano do ensino médio e que tenham cursado essa etapa em escolas públicas ou como bolsistas em instituições privadas. Além disso, é necessário que a renda per capita familiar seja igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Também podem solicitar a isenção aqueles que pertencem a famílias de baixa renda e estão cadastrados no Cadastro Único (CadÚnico).

A solicitação de isenção será realizada exclusivamente pela página do participante do Enem, e o resultado da análise das solicitações será divulgado parcialmente no dia 12 de maio. Nesse mesmo dia, também será possível apresentar recursos para aqueles que não forem contemplados pela isenção. O período para interposição de recursos se estende até o dia 16 de maio. O resultado final da análise de isenções será publicado no dia 22 de maio.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Além da solicitação de isenção, o período de 14 a 25 de abril também será destinado aos estudantes que receberam a isenção no Enem 2024, mas não compareceram a pelo menos um dia de provas. Esses candidatos precisam justificar as ausências, apresentando documentos que comprovem os motivos da falta. Os motivos aceitos pelo Inep para a justificativa de ausência incluem:

  • Assalto ou furto
  • Acidente de trânsito
  • Casamento ou união estável
  • Morte na família
  • Maternidade ou paternidade
  • Mudança de domicílio para acompanhar familiar
  • Privação de liberdade
  • Emergência médica, internação ou repouso
  • Trabalho
  • Intercâmbio acadêmico
  • Atividade escolar

A documentação comprobatória de cada um desses casos deverá ser apresentada de acordo com as exigências do edital, e a apresentação de documentos falsificados poderá resultar no cancelamento da isenção ou na eliminação do candidato no caso da justificativa de ausência.

O edital para inscrições no Enem 2025 será publicado após a conclusão do processo de justificativas e solicitações de isenção.

Leia também | Após reajuste, remédios vão ficar mais caros a partir desta terça-feira (1º)

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.