As ameaças incluem danos às estruturas das empresas, intimidação de técnicos
Ataques de facções a provedoras de internet já atingiram 19 bairros de Fortaleza e Caucaia
Ao menos 19 bairros na Região Metropolitana, 12 de Fortaleza e sete de Caucaia, registraram ameaças e ataques contra empresas provedoras de internet praticados por facções criminosas. As informações são da Polícia Civil do Ceará (PCCE) e do Ministério Público do Estado (MPCE).

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Na capital, os crimes ocorreram nos bairros Autran Nunes, Barra do Ceará, Carlito Pamplona, Farias Brito, José Walter (Cidade Jardim I e II), Lagoa Redonda, Paupina (Residencial dos Escritores), Pirambu, Quintino Cunha, São João do Tauape (Lagamar), Sapiranga e Siqueira (Comunidade do Urubu). Em Caucaia, as ocorrências foram registradas nos bairros Conjunto Metropolitano, Padre Júlio Maria (Condomínio Pabussu), Capuan, Araturi, Itambé, Sítios Novos e Parque Soledade.
A maioria dos ataques foi atribuída a uma facção criminosa do Rio de Janeiro, embora grupos locais também tenham praticado algumas das ações. As ameaças incluem danos às estruturas das empresas, intimidação de técnicos e coibição de moradores a contratarem apenas provedores “autorizados” pelos criminosos.
Nos últimos dois meses, pelo menos quatro veículos de provedores de internet foram incendiados em bairros como Carlito Pamplona, Jacarecanga, Conjunto Metropolitano e Farias Brito. O episódio mais recente ocorreu no dia 20 de março, quando um carro da empresa Giga+ foi incendiado na Rua Boa Viagem, em Farias Brito. Durante a ação, um adolescente sofreu queimaduras e foi apreendido.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Diante da escalada da violência, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) anunciou, na última quinta-feira (27), a prisão de 40 suspeitos de envolvimento nos ataques. “Nenhuma ação criminosa ficará sem resposta de investigação e de ação operacional”, afirmou o secretário Roberto Sá. Ele também solicitou a colaboração da população por meio do Disque-Denúncia 181.
Os ataques já impactam diretamente o setor de telecomunicações. No domingo (30), a Brisanet revelou que perdeu cerca de 2 mil clientes devido à violência. Algumas empresas, como a GPX Telecom, optaram por encerrar suas atividades na região.
Leia também | 200 frascos de botox e 1 kg de cocaína são apreendidos no Aeroporto de Fortaleza
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Adolescente cai de motocicleta após ser atingido por treliças de ferro em caminhão no interior do Ceará

Fortaleza celebra 299 anos: história e importância cultural de uma metrópole nordestina

Tomate é item de maior pressão no IPCA de março, aponta IBGE
