As ações acontecem em parceria com o poder público, com atividades facilitadas pela Secretaria de Esportes do Estado do Ceará
Projeto realiza atividades com crianças e adultos com síndrome de Down no mar de Fortaleza
O Projeto Mar 21 atua em Fortaleza articulando atividades na praia com crianças e adultos com síndrome de Down, com o objetivo de promover inclusão e desenvolvimento pessoal. A iniciativa, que existe há seis meses, atende cerca de 80 famílias e realiza atividades esportivas e de lazer, como stand up paddle e caiaque.

No caso do ator Victor Diniz, o projeto o ajudou a se sentir mais à vontade com o mar. Já o auxiliar de loja Levi Pimenta comenta que, para ele, a praia é um momento de terapia.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
As mães dos participantes também celebraram o impacto positivo do projeto. Vitória Diniz, mãe de Victor, observou que o filho tem tido avanços na coordenação motora e no equilíbrio: “o Victor tinha medo do mar e, com o projeto, ele ficou mais íntimo do mar, aprendeu a perder o medo e melhorou toda a parte de coordenação motora”, pontua. “Esse projeto é bacana por isso, porque está trabalhando tantas coisas, a atenção, a percepção da pessoa, a coordenação motora”, disse, por sua vez, Iara Pimenta, mãe de Levi.
O nome “Mar 21” faz referência ao cromossomo 21, que está relacionado à alteração que provoca a síndrome de Down, como explica a neuropsicóloga Ticiana Moreira.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
As ações contam ainda com parceria da Secretaria de Educação do Eusébio, que permitiu que quatro crianças e adolescentes da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) também participassem das atividades. O secretário Acilon Gonçalves anunciou planos para incluir mais participantes da Unidade Especializada para Pessoas com Autismo do Município de Eusébio (Uepa).
O secretário de Esportes do Ceará, Rogério Pinheiro, ressaltou o papel do esporte na inclusão: “Fortaleza é privilegiada por lindas praias, que nos possibilita explorar muitos portos náuticos, e o esporte tem esse poder de inclusão.”
Leia também | Multidão de fiéis lota Catedral de Fortaleza para celebrar Domingo de Ramos

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

163 mil imóveis já ficaram sem energia no Ceará em 2025 por furto de cabos

Guarda Municipal faz escolta de ônibus na região da Barra do Ceará após chacina

Onda de calor: regiões do Ceará podem atingir 37°C nesta quinta-feira (8), indica Funceme
