Coletivo será utilizado para fazer o transporte de colaboradores entre Fortaleza e São Gonçalo do Amarante
Empresa desenvolve 1º ônibus elétrico movido 100% a energia solar
A EDP, empresa de energia que atua em toda a cadeia de valor do setor elétrico, desenvolveu o primeiro ônibus elétrico brasileiro movido totalmente a energia solar. Idealizado na UTE Pecém, no Ceará, o modelo conta com o uso de um banco de baterias que garante a autonomia de 300 km no transporte do veículo. Com um investimento de R$ 4,85 milhões, o projeto-piloto foi desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp).

O veículo, projetado pela montadora BYD em parceria com área de Pesquisa & Desenvolvimento da Usina, será utilizado para fazer o transporte de colaboradores entre Fortaleza e São Gonçalo do Amarante, onde fica a usina térmica da EDP. Durante o percurso de 70 km, o veículo irá consumir a energia armazenada em um banco de baterias.
A recarga das baterias é feita no estacionamento da empresa utilizando um carport montado com placas solares. Para isso, foram instaladas 183 placas solares na usina, garantindo independência em relação à energia da geração da UTE e do sistema de distribuição.
As placas carregam as baterias do ônibus nos intervalos entre as viagens. A troca do combustível fóssil por uma fonte 100% limpa é mais um esforço da UTE Pecém para se tornar cada vez mais sustentável.
O veículo está sendo operado diariamente pela empresa Gertaxi, que realiza o transporte dos funcionários até a usina. Antes de iniciar os testes, a EDP e os parceiros promoveram treinamentos a fim de capacitar motoristas quanto ao sistema do veículo e características peculiares, como distribuição da carga de energia elétrica.
As células no teto do ônibus serão testadas nas condições climáticas existentes no Nordeste com a finalidade de abastecer parte do consumo dos serviços no interior do ônibus, como o carregamento de celular e outros periféricos tecnológicos.

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Motociclista por aplicativo tem celular roubado no bairro Antônio Bezerra

Agefis realiza fiscalização para coibir irregularidades no comércio de Fortaleza

Abril Laranja: campanha busca conscientizar sociedade contra maus-tratos a animais
