DEZEMBRO LARANJA

Confira dicas para se prevenir do câncer de pele

Doença representa 33% de todos os casos registrados no Brasil

Compartilhe:
4 de dezembro de 2020
Ninho Digital

Fortaleza é uma cidade que lida constantemente com a forte irradiação solar. Um dos principais efeitos dessa alta incidência são as doenças de pele. O câncer é a forma mais grave e representa 33% de todos os casos registrados no país. Por ano são 185 mil casos diagnosticados.

Confira dicas para se prevenir do câncer de pele
Quando o câncer de pele é descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura

Quando a doença é descoberta no início, tem mais de 90% de chances de cura. O câncer surge pelo crescimento anormal das células que compõem a pele e possui diferentes formas: basocelular, espinocelular e melanoma, entre outros.

“O brasileiro não se cuida, a maioria não. Muitos estão se conscientizando por causa das campanhas, mas a maioria não cuida”, lamenta a dermatologista Érica Pinheiro.

Confira alguns cuidados para se preservar do câncer de pele:

A primeira delas é: evitar ou diminuir a exposição ao sol nos horários mais perigosos, que são os horários de 10h até 16h. Nesse período, a incidência do sol à radiação ultravioleta é muito intensa, então pode levar a pessoa a ter o câncer de pele.

Em segundo lugar, caso haja a necessidade de se expor ao sol, usar um protetor solar de fator (FPS) 50 ou mais. Se possível, fator 99, que teria um grande grau de proteção para a pele daquela pessoa. Usar chapéu e blusas de proteção UV, criando uma barreira, como aconselha o médico.

Por último, procurar o dermatologista com regularidade, pois ele tem um papel fundamental, que é prevenir que o paciente tenha câncer, identificar lesões pré-neoplásicas e fazer uma dupla, com o cirurgião oncológico, no tratamento.

Leia mais | Cientistas cearenses produzem anticorpo contra câncer com leite de caprinos

Fátima Bernardes se afasta da TV para tratar um câncer

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.